Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

5G: Licitação que inclui operadores presentes arranca na quinta-feira

A fase de licitação principal do leilão 5G (quinta geração), que inclui os operadores já presentes no mercado, arranca na quinta-feira, disseram à Lusa fontes ligadas ao processo.

5G: Licitação que inclui operadores presentes arranca na quinta-feira
Notícias ao Minuto

19:22 - 12/01/21 por Lusa

Economia 5G

Depois da fase de licitação apenas para os novos entrantes, que terminou na segunda-feira, a Meo (Altice Portugal), NOS, Vodafone Portugal e também a Dense Air entram 'em jogo' no leilão a partir de quinta-feira.

Os novos entrantes, que até ao momento são desconhecidos, também podem participar nesta fase.

De acordo com fontes ligadas ao processo, os operadores já terão recebido indicação que o leilão arranca "na quinta-feira".

Contactadas pela Lusa, fontes oficiais das operadoras não comentam, tal como a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), ao abrigo da confidencialidade do processo.

O montante final encaixado com o leilão depende dos lotes que forem atribuídos durante o processo e se são adquiridos pelo preço de reserva, sendo que a Anacom aponta para receitas de cerca de 237,9 milhões de euros.

Os novos entrantes podem beneficiar de 'roaming' nacional no acesso às redes dos operadores já instalados, independentemente da qualidade de espectro que adquiram, de acordo com as condições do leilão.

O processo tem sido bastante contestado pelas operadoras históricas, envolvendo processos judiciais, providências cautelares e queixas a Bruxelas, considerando que o regulamento tem medidas "ilegais" e "discriminatórias", o que incentiva ao desinvestimento.

As licenças do 5G serão atribuídas durante o primeiro trimestre deste ano.

Leia Também: 5G: Mercado "requer alguma discriminação positiva" para novos entrantes

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório