Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Lucro líquido da Iberdrola sobe 4,7% e soma 2.681 milhões até setembro

O lucro líquido da Iberdrola subiu 4,7%, para 2.681 milhões de euros, até setembro face ao mesmo período de 2019, com resultados impulsionados pelo aumento da capacidade instalada renovável, evolução operacional do negócio renovável e geração de clientes.

Lucro líquido da Iberdrola sobe 4,7% e soma 2.681 milhões até setembro
Notícias ao Minuto

15:59 - 21/10/20 por Lusa

Economia Iberdrola

Em comunicado divulgado hoje, a elétrica espanhola destaca o aumento de 3,2% do EBTIDA (resultados antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) ajustado, para 7.561,5 milhões de euros, e a subida de 23% do investimento, para o "valor recorde" de 6.638,1 milhões de euros.

"Apesar das dificuldades do contexto que estamos a viver, a aceleração dos nossos investimentos e as enormes oportunidades que se apresentam mantêm-nos como um dos principais motores da reativação económica e da criação de empregos, ao mesmo tempo que melhoramos os nossos resultados financeiros", afirma o presidente do grupo, Ignacio Galán, citado no comunicado.

A Iberdrola aponta um impacto da covid-19 de 308 milhões de euros ao nível do lucro operacional líquido (EBIT) e de 203 milhões de euros no lucro líquido, "devido ao efeito na procura e nas provisões por insolvências".

Ainda assim, refere uma "progressiva normalização da procura e dos preços de energia em Espanha, no Reino Unido e no Brasil, enquanto países como os Estados Unidos e Brasil avançam na implementação de medidas regulatórias de recuperação".

Até setembro, os investimentos do grupo Iberdrola em renováveis aumentaram 52%, representando 54% do total de 6.638 milhões de euros investidos no período.

"O grupo soma 4.600 novos megawatts (MW) de potência nos últimos 12 meses -- quase 1.300 MW no terceiro trimestre - e avança na construção de 7.600 MW", lê-se no comunicado, que refere ainda que "os investimentos em redes aumentaram 5,5 % e representaram 38% do total" e "a carteira de projetos chega a mais de 70.000 MW no mundo".

Os dados revelados hoje reportam um 'cash flow' de 5.960 milhões de euros, com melhoria dos rácios de solvência, sendo que a liquidez do grupo ultrapassava no final de setembro os 13.800 milhões de euros, "cobrindo 30 meses de necessidades financeiras".

Até final do ano, a Iberdrola diz continuar "a estimar um crescimento do lucro líquido de dígito médio/alto, impulsionado pela eficiência operacional e esforço de investimento", mantendo um dividendo provisório para 2020 de, "pelo menos, 0,168 euros brutos por ação" e reafirmando o seu objetivo de investimento de 10.000 milhões de euros, apesar do impacto da pandemia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório