Meteorologia

  • 20 OUTUBRO 2020
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 20º

Edição

Antes de despedir, repensar a estratégia. Eis três fatores a considerar

Tome nota de três dicas que podem ajudar a responder aos desafios impostos pela conjuntura atual.

Antes de despedir, repensar a estratégia. Eis três fatores a considerar

A pandemia gerada pelo novo coronavírus revelou-se um verdadeiro desafio para as empresas. Porém, a  Expense Reduction Analysts, consultora especializada na otimização de custos e gestão de compras, sugere que os empresários repensem a estratégia antes de despedir

Como o fazer? Tome nota de três fatores que podem ajudar neste processo, de acordo com a consultora: 

  1. Identificar áreas de criação de valor - "As empresas precisam de se reinventar e adaptar, o que significa, por vezes, mudar a estratégia operacional. Se olharmos para Portugal, verificamos que muitas empresas diversificaram os seus produtos, serviços e canais de venda (umas apostaram no fabrico de máscaras, luvas, batas e fatos isolantes, álcool gel, viseiras e ventiladores; outras desenvolveram as suas competências no e-commerce) para minimizar o prejuízo. É importante encontrar áreas que permitam gerar maior volume de negócios, sem necessidade de grande investimento, e alocar recursos para essas áreas."
  2. Analisar dados por mercado - "Para empresas que atuem em vários mercados geográficos, há que ter em conta que nem todos continuarão a ser rentáveis. Diferentes geografias têm diferentes resultados, especialmente no panorama atual, em que muitos países continuam em confinamento. Não é incomum a mesma empresa verificar que o mesmo tipo de negócio apresenta resultados negativos num país, enquanto no outro está em franco crescimento. Segmentar e analisar os dados granulares por mercado pode ser crucial para manter o controlo financeiro em ordem."
  3. Agilizar a resposta - "As empresas têm, cada vez mais, de ter a capacidade de dar uma resposta rápida e ágil. Já não são admitidos longos períodos de análise e deliberação, uma vez que o mercado está em constante mudança. Os processos de tomada de decisão e de investimento devem ser agilizados, reconhecendo que existe espaço para a incerteza e estabelecendo patamares específicos, nos quais será feita uma reavaliação."

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório