Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Clientes no mercado livre de gás natural aumentam para 1,259 milhões

O mercado livre de gás natural alcançou um total acumulado de cerca de 1,259 milhões de clientes, em maio, o que reflete um crescimento líquido de cerca de 2.000 clientes face ao mês anterior, anunciou hoje a ERSE.

Clientes no mercado livre de gás natural aumentam para 1,259 milhões
Notícias ao Minuto

13:11 - 15/07/20 por Lusa

Economia Gás natural

De acordo com o Boletim do Mercado Liberalizado de Gás Natural relativo a maio de 2020, divulgado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), "esta evolução representa ainda um crescimento de aproximadamente 3,5%, comparativamente ao período homólogo do ano anterior".

Relativamente ao consumo, no período em análise, observou-se uma queda de 325 Gigawatt-hora (GWh), face ao mês anterior, atingindo os 41.366 GWh, o que equivale a um decréscimo de 0,8% face a abril e de 1,9% relativamente ao mês homólogo de 2019.

De acordo com a ERSE, o consumo de gás natural no mercado liberalizado representava em maio de 2020 cerca de 98% do consumo global registado em Portugal continental.

Já a percentagem de consumo do segmento de clientes indústrias no mercado liberalizado representava, no mesmo mês, cerca de 96% do consumo total do segmento.

Quanto a quotas de mercado, a Galp manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em consumo (60%), enquanto a EDP Comercial continuava a liderar em número de clientes (52%), apesar da quebra que tem registado desde maio de 2019.

Nos segmentos de clientes industriais (55%) e no segmento dos grandes consumidores (64%), a Galp também mantém a liderança, vendo a sua quota a aumentar em 0,7 pontos percentuais no primeiro, e a reduzir 0,4 pontos no segundo.

Por sua vez, a EDP manteve-se como principal comercializador nos segmentos das pequenas e médias empresas (49%), com um aumento da sua quota em 1,1 pontos percentuais, e no segmento residencial (52%), com uma redução de 1,7 pontos da sua quota.

Finalmente, a ERSE concluiu que a concentração de mercado em número de clientes tem-se reduzido desde maio de 2019, mês em que ocorreu uma redução ligeira de 0,1 pontos percentuais da concentração de mercado em termos de consumo, face ao mês anterior.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório