Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

França e Alemanha apelam a adesão a projeto de infraestrutura de dados

França e Alemanha apelaram aos países e empresas europeias para que se juntem ao projeto Gaia-X, de infraestrutura de dados, que lançaram esta semana, de acordo com a agência France Presse, que cita o ministro da Economia francês.

França e Alemanha apelam a adesão a projeto de infraestrutura de dados
Notícias ao Minuto

17:13 - 04/06/20 por Lusa

Economia Gaia-X

"Convoco todas as outras empresas europeias a aderirem a esta iniciativa", promovida pelos dois executivos europeus, disse Bruno Le Maire numa conferência de imprensa com seu homólogo alemão, Peter Altmaier.

O projeto Gaia-X é fundamental para permitir que "a economia e a indústria europeia colham os benefícios da digitalização e sejam competitivas nos mercados internacionais", adiantou o governante.

Altmaier, por sua vez, considera que a iniciativa é "o ponto de partida para a construção de um ecossistema europeu de dados", tendo comparado o nascimento do Gaia-X com o recente lançamento de um foguetão espacial americano para a Estação Espacial Internacional, de acordo com a AFP.

O Gaia-X tem como objetivo o estabelecimento de critérios europeus comuns para serviços em nuvem ('cloud'), uma área agora dominada por grandes grupos americanos, mas na qual alguns gigantes chineses se estão também a destacar.

Este projeto funcionará como uma espécie de "mercado europeu", no qual as empresas podem encontrar serviços em nuvem que obedeçam aos padrões europeus.

"Não somos a China, não somos os Estados Unidos, somos países europeus com os nossos próprios valores e interesses económicos, que queremos defender", vincou Le Maire, segundo a AFP.

O ministro garantiu que o projeto Gaia-X levará "transparência" quanto à jurisdição de referência dos serviços oferecidos.

Além disso, o Gaia-X permitirá o princípio da reversibilidade, ou seja, "se o consumidor não estiver satisfeito com seu atual fornecedor de serviços em nuvem" pode mudar, "sem perder dados", referiu o ministro francês.

O projeto será gerido por uma associação belga sem fins lucrativos criada para o efeito.

Para já, o projeto foi concebido com onze empresas alemãs e igual número de francesas, representando tanto fornecedores de serviços em nuvem como indústrias que usam esses serviços.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório