Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Novo Banco? "Foi a mais desastrosa resolução bancária feita na Europa"

O ministro das Finanças está, esta quarta-feira, no Parlamento a explicar o Programa de Estabilidade aos deputados.

Novo Banco? "Foi a mais desastrosa resolução bancária feita na Europa"
Notícias ao Minuto

09:51 - 13/05/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno, reafirmou, esta quarta-feira, que a injeção da semana passada no Fundo de Resolução estava prevista no Orçamento do Estado para 2020 e sublinhou a importância de o Governo garantir a estabilidade financeira. Sobre o Novo Banco, Centeno explicou a mais recente transferência e saiu ao ataque

"O Estado é o garante da estabilidade financeira. É uma competência de qualquer Governo, mas nem todos os Governos no passado exerceram com competência", disse Centeno, numa breve apresentação aos deputados, na Comissão de Orçamento e Finanças, na Assembleia da República.

Sobre a injeção realizada na semana passado e que tem gerado alguma controvérsia por causa de uma "falha de comunicação" já admitida por Centeno, o ministro das Finanças considera que "não realizar esta transferência não representaria apenas uma violação contratual (…)", como também colocaria em causa a confiança dos agentes económicos. 

E vai mais longe: Centeno considera que o Novo Banco foi a "mais desastrosa resolução bancária alguma vez feita na Europa", afirmou o ministro das Finanças.

"O empréstimo do Estado ao Fundo de Resolução, realizado no dia 6 de maio de 2020, estava contemplado no Orçamento do Estado para 2020. Não houve qualquer alteração das datas", explicou Centeno.

Sobre o impacto da pandemia na economia portuguesa, Centeno adianta que "ainda pouco podemos dizer sobre a quebra da atividade económica a partir de meados de março", apontando, no entanto, que se trata de uma redução "sem paralelo".

O ministro de Estado e das Finanças revelou hoje que será feita uma nova auditoria ao Novo Banco, na sequência da transferência de 850 milhões de euros do Tesouro para o Fundo de Resolução, destinada à instituição.

IRS. Ritmo de execução está "mais acelerado"

Sobre o IRS, Centeno referiu que o ritmo de excecução agora está mais acelerado face ao ano passado. Até ao momento foram pagos 538 milhões de euros de reembolsos, mais 10% do que no período homólogo, sendo que foram executados 19% dos reembolsos estimados.

Pode acompanhar a emissão, em diretoaqui

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório