Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 26º

António Simões nomeado diretor regional para a Europa do grupo Santander

O grupo bancário espanhol Santander anunciou hoje em Madrid a nomeação do português António Simões como diretor regional para a Europa a partir de 01 de setembro próximo.

António Simões nomeado diretor regional para a Europa do grupo Santander
Notícias ao Minuto

17:39 - 12/05/20 por Lusa

Economia Banca

António Simões vem do banco britânico HSBC, onde liderou várias unidades de negócio ao longo dos últimos 13 anos em Londres e Hong Kong.

O Santander sublinha que a nomeação está sujeita à aprovação das autoridades regulamentares e que o português será responsável pela gestão e supervisão dos negócios do grupo na Europa.

Os responsáveis de país ('country heads') de Espanha, Reino Unido, Portugal e Polónia irão passar a responder perante António Simões, que passa fazer parte do comité de gestão do grupo espanhol e reportará ao seu presidente executivo (CEO), José António Álvarez.

António Simões foi até agora responsável pela área de banca privada do HSBC e, anteriormente, presidente executivo para o Reino Unido e Europa continental.

Antes de chegar ao HSBC, foi sócio da McKinsey & Company em Londres e também trabalhou na Goldman Sachs.

"Estou muito satisfeito por começar a trabalhar no Grupo Santander. Encontramo-nos num tempo crítico para o setor financeiro, onde existem muitos fatores sociais e comerciais que colocam grandes desafios, mas também oportunidades significativas, incluindo as ligadas à tecnologia e inovação", disse António Simões, citado em comunicado do Santander.

O português acrescenta quer vai continuar a desenvolver a plataforma europeia do grupo neste ambiente em mudança, liderando a transformação do negócio e considera que vai trabalhar "com uma das melhores equipas da banca internacional".

António Simões vai substituir Gerry Byrne, que decidiu reformar-se no início de 2021, após um longo período de quase 50 anos de experiência no setor bancário.

A presidente do Santander, Ana Botín, também afirma que está "muito satisfeita" com a chegada de António Simões e "confiante" de que, com a sua liderança, o grupo vai continuar a desenvolver os progressos já alcançados na região, "simplificando o modelo de negócio" e alavancando a transformação digital para "melhorar" os produtos e serviços que oferece aos clientes.

O grupo Santander é um dos maiores bancos a nível mundial e fechou 2019 com um lucro de 6.515 milhões de euros, menos 17% do que no ano anterior.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório