Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Exxon Mobil perde 610 milhões de dólares no primeiro trimestre

A petrolífera americana Exxon Mobil anunciou hoje que perdeu 610 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2020, em comparação com os 2,35 mil milhões que ganhou no período homologo de 2019, devido ao impacto da pandemia de covid-19.

Exxon Mobil perde 610 milhões de dólares no primeiro trimestre
Notícias ao Minuto

16:44 - 01/05/20 por Lusa

Economia Petrolífera

Em comunicado, a empresa que tem sede em Irving, no Texas (EUA), divulgou que a faturação registada entre janeiro e março caiu quase 12% (56.158 milhões de dólares) em relação ao ano anterior, e que a sua produção no mesmo período totalizou mais quatro milhões de barris por dia (mais 2% de petróleo).

"A covid-19 gerou um impacto significativo a curto prazo, traduzindo-se em mercados com abastecimento em excesso e numa pressão sem precedentes nos preços e nas margens face às matérias-primas", referiu o presidente da Exxon Mobil, Darren Woods.

Em resposta a estas "condições de mercado", a empresa anunciou um corte de 30% nas despesas de capital até o final do ano e uma redução de 15% nas despesas operacionais de caixa.

A companhia petrolífera indicou que registou uma cobrança de 2.900 milhões por amortizações relacionadas aos "baixos preços de matérias-primas" com a "deterioração de ativos".

"Ao analisarmos estes tempos difíceis, lembramos os princípios fundamentais de longo prazo que orientam nossos negócios. A atividade económica retornará e as populações e os padrões de vida aumentarão, o que, por sua vez, gerará procura e, consequentemente, a recuperação do setor", referiu Woods.

A petrolífera americana garantiu, ainda, que aplicou medidas de limpeza e mudou as práticas de trabalho em todo o mundo para minimizar os riscos da pandemia do novo coroavírus.

Paralelamente também foi anunciado que a empresa está a produzir produtos químicos para o fabrico de gel desinfetante, máscaras, aventais cirúrgicos e toalhetes.

Estes resultados, publicados antes da abertura da Bolsa de Valores de Nova Iorque, não foram bem recebidos pelos investidores, com as ações da Exxon Mobil a caírem 1,4% nas operações eletrónicas.

Desde o início do ano, o valor das ações da Exxon caiu 33%, enquanto o preço do barril de referência dos EUA caiu quase 70%.

Em causa está uma petrolífera que já antes da pandemia enfrentava grandes desafios, devido à queda de preços originada por uma guerra comercial entre os EUA e a China, a qual contribuiu para uma desaceleração económica global.

Durante o primeiro trimestre deste ano, essa guerra comercial levou a Arábia Saudita a desencadear uma luta de poder com a Rússia, o que pressionou os preços ainda mais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório