Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Standard & Poor's revê perspetiva de Portugal de positiva para estável

A agência de notação financeira Standard & Poor's (S&P) anunciou hoje à noite que reviu a perspetiva sobre a economia portuguesa de 'positiva' para 'estável', reafirmando o 'rating' de BBB para a dívida pública de longo prazo.

Standard & Poor's revê perspetiva de Portugal de positiva para estável
Notícias ao Minuto

22:41 - 24/04/20 por Lusa

Economia Standard & Poor's

Apesar da revisão em baixa da perspetiva, as autoridades portuguesas são elogiadas, em comunicado da S&P, pelo sucesso na estabilização e taxas de mortalidade na pandemia do novo coronavírus, mas que a "recessão global severa e sincronizada" deste ano vai pesar na "pequena e aberta economia portuguesa".

A agência norte-americana S&P projeta para este um défice orçamental correspondente a 5% do produto interno bruto (PIB) e uma subida da dívida pública para perto de 125% do PIB, após o que deve começar a descer.

Com este cenário, a agência reviu a perspetiva de Portugal de 'positiva' para 'estável' e reafirmou a nota da dívida soberana de longo prazo em 'BBB'.

Esta perspetiva estável significa o entendimento da S&P de que o compromisso das autoridades portuguesas com políticas favoráveis ao crescimento e finanças públicas prudentes vai sobreviver à recessão global, prevista para este ano.

Na sexta-feira passada, dia 17, a agência de notação financeira norte-americana Fitch já tinha também baixado a perspetiva do 'rating' de Portugal de 'positiva' para 'estável', devido aos efeitos da pandemia de covid-19 na economia nacional, mas manteve a classificação em 'BBB'.

Leia Também: Standard & Poor's mantém 'rating' de Moçambique no lixo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório