Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Fectrans pediu intervenção da Antram com empresas não cumprem contratos

A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) reuniu-se hoje com a Antram e pediu a intervenção da associação junto de transportadoras que não estão a cumprir o Contrato Coletivo de Trabalho, disse à Lusa o seu coordenador.

Fectrans pediu intervenção da Antram com empresas não cumprem contratos
Notícias ao Minuto

19:34 - 04/03/20 por Lusa

Economia Fectrans

O encontro com a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (Antram) teve como objetivo a discussão sobre a situação de "um conjunto de empresas que estão a incumprir o Contrato Coletivo de Trabalho [CCT]", referiu José Manuel Oliveira.

"Identificamos um conjunto de empresas que, ou não estão a cumprir o contrato na sua totalidade, ou em algumas matérias têm interpretações diferentes, e não estão a cumprir com partes de rubricas remuneratórias nos termos em que estão acordadas", adiantou.

Depois da reunião foi atingido "um compromisso no que diz respeito às que são filiadas na Antram", segundo o qual a associação irá "desenvolver nos próximos dias algum contacto com os seus associados para transmitir as" preocupações da federação, sublinhou o coordenador da Fectrans.

De acordo com José Manuel Oliveira, há "seis ou sete empresas que não cumprem mesmo e algumas nem são filiadas na Antram. Nesse contexto, pouco há a fazer. Se não houver evolução, podemos passar à outra fase de contestação por parte dos trabalhadores com pré-aviso de greve", alertou.

De acordo com José Manuel Oliveira, estas transportadoras de mercadorias não estão a cumprir em questões ligadas à organização do trabalho, ajudas de custo e valor, subsídios de refeição e diuturnidades, entre outras cláusulas.

A Fectrans está a realizar intervenções junto destas empresas em articulação com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), sendo que, segundo o dirigente sindical, as empresas em causa são de várias dimensões.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório