Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Covid-19: Epidemia na China coloca negócios entre a doença e a falência

Alice Zhang, gerente de uma confeitaria em Pequim, deixou de estar alarmada com a possibilidade de infeção pelo Covid-19 para se preocupar com a possibilidade de ficar desempregada, à medida que a China permanece paralisada.

Covid-19: Epidemia na China coloca negócios entre a doença e a falência
Notícias ao Minuto

09:38 - 28/02/20 por Lusa

Economia Coronavírus

"Vamos todos perder o emprego em breve", admitiu à agência Lusa a gerente da Comptoirs de France de Sanlitun, tradicionalmente uma das zonas mais movimentados da capital chinesa, mas desde há um mês convertida numa espécie de bairro fantasma.

Volvidas cinco semanas desde o início da epidemia do novo coronavírus, é cada vez mais evidente que muitos negócios não sobreviverão às restritas medidas de prevenção adotadas pelas autoridades chinesas, que incluem restrições sob a movimentação de centenas de milhões de pessoas ou o encerramento forçado de estabelecimentos.

André Zhou, natural de Braga e proprietário do Viva, um dos poucos restaurantes portugueses em Xangai, a "capital" financeira da China, revelou à Lusa só ter recebido hoje autorização para reabrir, mas aguarda agora que os funcionários cumpram 14 dias de quarentena para poderem voltar ao trabalho.

Em Pequim e Xangai, viajantes oriundos de outras zonas do país têm de ficar em casa duas semanas após voltarem das suas terras natais, o que impede o regresso imediato ao trabalho de milhões de trabalhadores migrantes, que em janeiro passado foram a casa celebrar o Ano Novo Lunar e só agora começam a voltar às prósperas cidades do litoral.

Inaugurado há cinco anos, o Viva fica em Weihai Lu, próximo de uma das ruas comerciais mais frequentadas do centro de Xangai. Com cerca de oitenta metros quadrados, o espaço custa a André o equivalente a quase dez mil euros por mês.

"Está difícil", admitiu. "Tenho a renda paga até abril, depois logo se vê".

Zhang Kejian, funcionário da Comissão de Desenvolvimento e Reforma Nacional, órgão máximo de planificação económica da China, assumiu que as autoridades chinesas enfrentam um "dilema" entre recuperar a atividade económica e evitar a propagação da doença, que matou já 2.788 pessoas e infetou 78.824 no país asiático.

Analistas dizem, porém, que a atividade económica não voltará ao normal até pelo menos meados de março. O turismo e outras indústrias de serviços podem não conseguir recuperar as vendas perdidas.

Na Comptoirs de France de Sanlitun, os fins de tarde costumavam ser movimentados, à medida que os alunos da escola primária adjacente acorriam à confeitaria para comer éclairs, mil folhas ou muffins de chocolate. As escolas, no entanto, continuam encerradas, por período indefinido, com os alunos a atender às aulas via 'online'. As mesas do estabelecimento permanecem vazias ao longo do dia.

A operar na China desde 2006, para a Comptoirs de France, que só em Pequim tem doze estabelecimentos, e cuja faturação depende ainda das vendas para hotéis ou companhias aéreas, outros dois setores fortemente atingidos pelo surto, a paralisia dos negócios representou uma queda homóloga das receitas de 85%, explicou a gerente.

Despesas com fornecedores, rendas e mais de 200 funcionários, no entanto, mantiveram-se.

Um inquérito realizado pela Câmara de Comércio da União Europeia revelou um cenário idêntico para outros negócios europeus no país.

Segundo os resultados a que a agência Lusa teve acesso, quase metade das empresas inquiridas prevê uma queda de dois dígitos nas receitas e um quarto estima uma queda superior a 20%, no primeiro semestre de 2020.

Joerg Wuttke, presidente da Câmara de Comércio, apontou que a "rede de regras conflitantes" aplicadas no combate contra o vírus produziu "centenas de feudos", à medida que funcionários e comités locais adoptam medidas por si, "tornando quase impossível a movimentação de mercadorias ou pessoas no país".

"Todos os entrevistados sofreram consequências em graus variados e foram sujeitos a restrições e regulamentações frequentemente conflitantes", apontou.

"Embora a contenção do vírus seja a tarefa mais importante, medidas de padronização em jurisdições maiores devem ser priorizadas para recuperar a economia real", aconselhou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório