Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

UE anuncia 540 milhões para investir no 'Nosso Oceano'

A União Europeia vai anunciar hoje compromissos no valor de 540 milhões de euros para manter os oceanos limpos, bem como um mapa para acompanhar o que se faz nesse sentido, na abertura da conferência 'Our Ocean', em Oslo.

UE anuncia 540 milhões para investir no 'Nosso Oceano'
Notícias ao Minuto

06:25 - 23/10/19 por Lusa

Economia União Europeia

A capital norueguesa recebe hoje e na quinta-feira ministros, presidentes e ativistas para a sexta conferência 'O Nosso Oceano', centrada no impacto das alterações climáticas e outras agressões nos oceanos de que dependem centenas de milhões de pessoas.

O ministro indigitado de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, representa Portugal no painel de abertura, juntamente com o comissário europeu do Ambiente, Karmenu Vella, o enviado especial das Nações Unidas para os oceanos, Peter Thomson, a primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg, e o ministro chileno da Ciência, Andrés Couve, para debater a "resposta global às ameaças ao oceano".

A UE apresenta 22 compromissos concretos em áreas como o apoio à investigação sobre os oceanos, a luta contra a poluição marinha e ainda a promoção da economia azul e inovação, às quais serão dedicados 100 milhões de euros.

Será ainda apresentado um mapa interativo chamado 'Ocean Tracker' para seguir os compromissos assumidos pelos governos, empresas e organizações em prol dos oceanos, no valor de 10 mil milhões de euros.

Uma das ações concretas será recompensar os navios que reduzam a quantidade de resíduos que produzem a bordo, baixando-lhes a taxa de resíduos.

Na área da investigação, estão comprometidos 250 milhões de euros para promover novas tecnologias de pesca e de descarbonização do transporte marítimo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório