Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Bancos têm de usar tecnologia para criar produtos centrados no cliente

Os bancos têm de aproveitar as oportunidades tecnológicas para se aproximarem dos clientes e oferecerem novos serviços, nomeadamente através de 'apps' (aplicações), sob pena de perderem negócio significativo para novas empresas, segundo o relatório sobre banca da Xpand IT.

Bancos têm de usar tecnologia para criar produtos centrados no cliente
Notícias ao Minuto

11:06 - 18/09/19 por Lusa

Economia Bancos

"Com todas as mudanças que as novas tecnologias promovem e que o PSD2 [nova diretiva de pagamentos] tornará inevitável, os bancos terão que melhorar a experiência que oferecem por forma a conseguirem ganhar novos clientes e manter os atuais. Como é que o irão conseguir fazer? A vantagem competitiva da economia atual é a experiência do cliente", lê-se no relatório hoje divulgado pela empresa portuguesa Xpand IT sobre o futuro da indústria bancária.

Segundo a análise, as empresas que vão ganhar são as que conseguem antecipar, conhecer e compreender o que os clientes querem e que criam serviços financeiros que respondam às suas necessidades e expectativas, uma vez que a banca está a evoluir de uma indústria de serviços para uma indústria de 'customer experience' (experiência do consumidor).

Tendo em conta o elevado uso de 'smartphones', a forma mais fácil de estar próximo e criar uma relação com os consumidores são as 'apps' (aplicações móveis) e essas devem servir para ajudar os clientes a planearem o seu futuro financeiro, não se focando apenas no presente e passado, refere a análise da Xpand IT.

"O comportamento do consumidor está a mudar e os bancos não têm conseguido acompanhar essa mudança de uma forma eficaz", o que leva à entrada no mercado financeiro de novas empresas, segundo o estudo.

No sábado, entraram em vigor as novas regras dos serviços de pagamento eletrónicos, que permitem a entrada de novos operadores que podem pôr em causa parte significativa do negócio dos bancos.

Os serviços de pagamentos são dos principais negócios dos bancos e dos mais lucrativos, pelo que a entrada em vigor desta legislação poderá significar uma grande alteração para o sistema bancário tradicional.

A consultora Roland Berger considerou, num estudo de 2017, que a nova diretiva de pagamentos significará uma mudança "radical" e uma "ameaça" ao negócio dos bancos, estimando um impacto de 25% a 40% nas receitas da banca europeia.

No início do mês, a Federação Europeia de Bancos afirmou, em Bruxelas, que as instituições bancárias portuguesas "não devem temer a concorrência" de companhias tecnológicas financeiras como a Revolut ou a Paypal, mas também prestar este tipo de serviços.

A Xpand It é uma empresa portuguesa criada em 2003 que desenvolve 'software' e inteligência artificial em várias áreas, para vários clientes e em vários países. Tem atualmente 284 trabalhadores, segundo a própria.

Leia Também: Autoridade da Concorrência multa 14 bancos em 225 milhões de euros

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório