Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

"Cortes no emprego público não são sustentáveis a longo prazo"

A OCDE acredita que os “cortes no emprego público não são sustentáveis a longo prazo”, porque implicam um aumento da procura dos cidadãos por serviços públicos, que só poderá ser compensada com o aumento da produtividade, conta o El Mundo.

"Cortes no emprego público não são sustentáveis a longo prazo"
Notícias ao Minuto

11:20 - 14/11/13 por Notícias Ao Minuto

Economia OCDE

“As reduções significativas no emprego público são difíceis de sustentar a longo prazo, já que a procura por cuidados cresce”. É o que revelam as estimativas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, a que o El Mundo teve acesso.

Na perspectiva da OCDE, como a procura de serviços públicos não cai, a forma de reduzir o emprego público passaria por aumentar os incrementos com a produtividade - algo que não é porém fácil de quantificar - ou pela privatização de serviços.

O estudo comprovou que, entre os anos 2001 e 2011, a percentagem de população a trabalhar na Função Pública reduziu de 5,7% para 4,7%.

A Irlanda e a Noruega são os países onde mais cidadãos trabalham para o Estado (30%), contra o México, Coreia do Sul, Grécia e Japão, com 9%, sendo que a média da OCDE se situa nos 16%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório