Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Moody's diz que venda de malparado do Montepio é positiva para o crédito

A agência de notação financeira ('rating') Moody's afirmou hoje que a venda de crédito malparado por parte do Banco Montepio na semana passada, no valor de 321 milhões de euros, é "positiva para o crédito".

Moody's diz que venda de malparado do Montepio é positiva para o crédito
Notícias ao Minuto

17:09 - 31/07/19 por Lusa

Economia Moody's

"Esta venda faz parte de uma estratégia de redução de risco que o banco tem seguido nos anos recentes e é positiva para o crédito, porque vai melhorar as métricas de ativos de baixa qualidade do banco, que estão a pesar severamente no perfil de solvência do banco", pode ler-se num comunicado da Moody's hoje divulgado.

A Moody's assinala que a venda de aproximadamente 13 mil empréstimos pode fazer baixar o rácio de crédito malparado (NPL, 'non-performing loan' na sigla em inglês) de "um máximo de 220 pontos base, assumindo que todos os NPL estão no balanço".

"O banco reportou um rácio de NPL de 14,3% em 31 de março de 2019 (14,4% no final de dezembro de 2018), abaixo do pico de 21% em 2015, mas bem acima da média de 9,6% da média do sistema, na mesma data", assinala a agência de 'rating'.

A Moody's assinala que "como parte da sua estratégia de diminuição de risco", o Banco Montepio tem tentado reduzir a sua exposição, maioritariamente "através da securitização de uma carteira de NPL de 581 milhões de euros em novembro de 2017; a alienação de várias carteiras de NPL [...] e ainda 'write-offs' para NPLs para os quais o banco estava provisionado (150 milhões de euros em 2018)".

"Para além destas transações, uma redução orgânica dos NPLs do banco tem sido relativamente lenta", assinala a agência.

A Moody's aponta também que o Banco Montepio "tem outras exposições problemáticas, como ativos imobiliários que adquiriu em anos recentes".

"Se forem incluídos, o rácio de ativos 'nonperforming' (NPAs, definido pelos NPL mais ativos imobiliários) sobe para 21,2% no final de dezembro de 2018 (última data disponível), abaixo dos 24,1% um ano anterior", releva a agência de rating.

Na sexta-feira, o Montepio chegou a acordo para a venda de uma carteira de crédito malparado no valor de 321 milhões de euros à empresa Panorama Jubilante, de acordo com um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"A Caixa Económica Montepio Geral, caixa económica bancária, S.A. informa que no dia 12 de julho de 2019, e após um processo de venda competitivo, foi celebrada uma escritura pública de venda de uma carteira de créditos não produtivos ('non-performing loans'), sob a forma de venda direta, à empresa Panorama Jubilante S.A", lê-se no comunicado, que não indica o valor concreto da venda.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório