Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

CGTP marcou encontro para dia 26 para avaliar negociação com ANTRAM

A Federação Sindical dos Transportes (FECTRANS) marcou hoje um encontro de dirigentes e ativistas sindicais para dia 26, em Oliveira de Azeméis, para avaliar as propostas que espera receber da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM).

CGTP marcou encontro para dia 26 para avaliar negociação com ANTRAM
Notícias ao Minuto

18:38 - 16/07/19 por Lusa

Economia CGTP

O encontro foi decidido numa reunião de direção da FECTRANS, federação dos transportes e comunicações da CGTP, e tem como objetivo permitir aos sindicalistas a discussão e análise dos últimos desenvolvimentos negociais do setor do transporte de mercadorias.

"Estamos à espera das propostas da ANTRAM, que iremos analisar e levar ao encontro de dia 26, onde veremos a evolução da situação desde ontem [segunda-feira] e decidiremos o que fazer", disse à agência Lusa José Manuel Oliveira, coordenador da FECTRANS.

Os sindicatos representativos dos camionistas e a associação empresarial do setor voltaram na segunda-feira à mesa de negociações, sob a mediação do Ministério do Trabalho, mas não chegaram a apresentar as suas propostas pois os sindicatos Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e Independente dos Motoristas de Mercadorias apresentaram um pré-aviso de greve, como início em 12 de agosto.

Os subscritores do pré-aviso de greve alegaram que a ANTRAM não queria honrar um acordo estabelecido no início de maio.

Estes dois sindicatos independentes, juntamente com a federação sindical filiada na CGTP, têm vindo a negociar com a ANTRAM, a revisão do contrato coletivo, sob a mediação da Direção Geral do Emprego e Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho.

Em 17 de maio as partes assumiram o compromisso, registado em protocolo, de que o salário base dos motoristas de pesados de mercadorias passaria para os 700 euros em janeiro de 2020.

Em 09 de maio os envolvidos na negociação tinham chegado a entendimento quanto a um acréscimo de 100 euros, sobre os 700, em 2021, e mais 100 euros em 2022.

Segundo fonte sindical, a ANTRAM, após consultar os seus associados, disse não estar mandatada para tal e assinou o protocolo de dia 17 de maio.

Desde então realizaram-se várias reuniões negociais e estava na altura da ANTRAN apresentar as suas propostas aos sindicatos, mas o desentendimento, na segunda-feira, levou à interrupção do processo.

A FECTRANS apresentou informalmente à ANTRAM, no dia 04 de julho, uma proposta para que, em janeiro de 2021, o salário base dos motoristas de pesados de mercadorias passe para os 850 euros, acrescido dos diversos subsídios de função e das diuturnidades.

Segundo José Manuel Oliveira, a FECTRANS não rompeu negociações com a associação empresarial e aguarda, por isso, a respetiva proposta, para levar ao encontro de dia 26.

Segundo fonte sindical, existem em Portugal cerca de 50.000 motoristas de veículos pesados de mercadorias, 900 dos quais a transportar mercadorias perigosas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório