Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

INE revê taxa de desemprego de abril em baixa. Em maio terá sido de 6,6%

Os dados provisórios do INE apontam para que a taxa de desemprego se tenha fixado em 6,6% em maio, o mesmo valor que em abril.

INE revê taxa de desemprego de abril em baixa. Em maio terá sido de 6,6%
Notícias ao Minuto

11:00 - 28/06/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia INE

A taxa de desemprego em maio ter-se-á situado em 6,6%, o mesmo valor que no mês anterior, já que a taxa de abril foi revista em baixa pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), esta sexta-feira, face à estimativa preliminar. 

As estimativas provisórias do INE, divulgadas há um mês, apontavam para que a taxa de desemprego se tivesse fixado nos 6,7% em abril, o mesmo valor que no mês anterior. No entanto, os números foram agora revistos em baixa.

"Em abril de 2019, a taxa de desemprego situou-se em 6,6%, valor superior ao do mês anterior [março] em 0,1 pontos percentuais (p.p.), igual ao de três meses antes e inferior em 0,5 p.p. ao do mesmo mês de 2018. Aquele valor representa uma revisão em baixa de 0,1 p.p. da estimativa provisória divulgada há um mês", conforme se pode ler no relatório do INE.

As previsões mais recentes do Governo, que constam no Programa de Estabilidade, apontam para que a taxa desça dos 7% registados em 2018 para os 6,6% no conjunto deste ano, caindo para 6,3% em 2020.

Os dados do INE revelam também que, comparando com março, a população desempregada aumentou 5,8 mil pessoas (1,7%) e a população empregada aumentou 1,6 mil pessoas, o que "corresponde uma variação relativa quase nula".

No quinto mês do ano, a taxa de desemprego dos jovens foi estimada em 18,7%, o que significa um aumento de 1,6 p.p. em comparação com o mês anterior. Já a taxa de desemprego dos adultos foi estimada em 5,7% e diminuiu 0,1 p.p. em relação ao mês anterior

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório