Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Grécia: Centeno destaca sinais "encorajadores" de 2ª missão de supervisão

Mário Centeno destacou hoje os sinais "muito positivos e encorajadores" vindos da Grécia, no dia em que o fórum dos ministros das Finanças da zona euro vai analisar as principais conclusões da segunda missão de supervisão reforçada àquele país.

Grécia: Centeno destaca sinais "encorajadores" de 2ª missão de supervisão
Notícias ao Minuto

14:51 - 11/03/19 por Lusa

Economia Eurogrupo

"Temos relatórios detalhados das instituições que permitirão avaliar o progresso e os compromissos que a Grécia tem na sua agenda de reformas. Os sinais são muito positivos e encorajadores nesta agenda de reformas, que terá de estar completa para podermos implementar as medidas de alívio da dívida que estão previstas", declarou o presidente do Eurogrupo.

Em declarações aos jornalistas em Bruxelas, à entrada para a reunião do Eurogrupo, Centeno enalteceu os "muito bons sinais" do lado da economia e das condições financeiras e de financiamento na Grécia, destacando como exemplo "a capacidade e a possibilidade que existiu na semana passada" de aquele país emitir obrigações a dez anos no mercado, "dando um sinal de normalidade muito significativo".

A Comissão Europeia apresentará hoje informações ao fórum dos ministros das Finanças sobre as principais conclusões da segunda missão de supervisão reforçada à Grécia, que concretizou, em 20 de agosto, a saída do seu terceiro programa de assistência.

A Grécia, o país europeu mais atingido pela crise económica e financeira, foi o primeiro e último a pedir assistência financeira -- e o único "reincidente" --, e a conclusão do seu terceiro programa assinalou também o fim do ciclo de resgates a países do euro iniciado em 2010, e que abrangeu também Portugal (2011-2014), Irlanda, Espanha e Chipre.

Face às características únicas da tripla assistência prestada ao país, e às fragilidades que a sua economia ainda revelava, a Grécia é alvo de uma "vigilância pós-programa reforçada", com missões de três em três meses, para garantir que Atenas prossegue, nesta nova era pós-resgates, uma "política orçamental prudente".

As medidas de alívio da dívida grega estão, assim, condicionadas ao cumprimento dos compromissos assumidos pelo Governo grego, designadamente 16 reformas setoriais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório