Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Governo vai aprovar "plano de contingência" para pessoas e empresas

O ministro do Planeamento disse hoje que o Governo aprova esta semana um plano de contingência para empresas e cidadãos portugueses no Reino Unido, após chumbado o acordo para o Brexit, realçando a preocupação com a situação de incerteza.

Governo vai aprovar "plano de contingência" para pessoas e empresas
Notícias ao Minuto

13:20 - 16/01/19 por Lusa com Notícias ao Minuto

Economia Brexit

"O que queremos assegurar aos portugueses é que preparámos, aprovaremos esta semana em Conselho [de Ministros] um plano de contingência associado à situação das pessoas que estão no Reino Unido ou das próprias empresas que têm relações económicas com o Reino Unido", disse Pedro Marques, em Vila Nova de Famalicão, à margem da assinatura de um protocolo para a construção de um terminal rodoferroviário.

Segundo o governante, "as instituições europeias têm vindo a preparar-se e o Estado português também no caso desta saída sem acordo poder eventualmente acontecer".

Pedro Marques explicou que a "preocupação é com a situação de incerteza" que o chumbo ao acordo representa.

"Pedimos ao governo britânico que apresente as opções, as suas ideias para o avançar desta situação porque o que queremos, de facto, é a estabilidade, a previsibilidade para cidadãos e empresas e não esta situação de incerteza", disse.

O parlamento britânico reprovou na terça-feira à noite de forma expressiva o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia negociado pelo Governo da primeira-ministra, Theresa May, com Bruxelas, com 432 votos contra e 202 a favor.

Após ser conhecida a derrota do Governo conservador de Theresa May, o líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, apresentou na câmara baixa do Parlamento uma moção de censura contra o executivo que será debatida e votada na quarta-feira e que, a ser aprovada, poderá desencadear a convocação de eleições legislativas antecipadas.

Para ser bem-sucedida, uma moção de censura precisa de pelo menos 320 votos a favor, mas a oposição ocupa apenas 308 lugares dos 650 da Câmara dos Comuns, pelo que terá de conseguir o apoio de outros deputados.

Com o chumbo de hoje, a dois meses e meio da data [29 de março] prevista para a saída, já esperado por políticos, imprensa e analistas, o processo fica com um futuro incerto.

Portugal já avizinha algumas dificuldades nas exportações

O ministro Adjunto e da Economia afirmou admitiu, esta quarta-feira, que a incerteza em torno do modelo de saída do Reino Unido da UE pode trazer a Portugal "algumas dificuldades ao nível das exportações", por ser um "cliente muito importante".

"Dada a incerteza do modelo de saída do Reino Unido ('Brexit'), isso pode nos confrontar já este ano com algumas dificuldades ao nível das exportações. O país é um cliente muito importante de Portugal", afirmou Pedro Siza Vieira.

"Não se vão fazer sentir movimentos tão intensos de crescimento das exportações, como felizmente nos habituamos nos últimos anos. Não antecipamos uma contração da economia e continuamos a prever um crescimento da economia portuguesa acima da média da União Europeia", acrescentou o ministro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório