Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Energia. Este simulador levou a que 58% encontrassem preços mais baixos

Simulador de preços do regulador da energia foi lançado em maio do ano passado e só em 2018 registou um milhão de simulações.

Energia. Este simulador levou a que 58% encontrassem preços mais baixos
Notícias ao Minuto

07:54 - 15/01/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia Regulador

Mais de metade dos portugueses que utilizaram o simulador disponibilizado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) encontrou preços mais baixos. De acordo com o regulador, perante as quase um milhão de simulações, 58% dos portugueses encontrou um preço mais em conta face ao contrato atual e, desses, 82% manifestou intenção de mudar de comercializador. 

"A liberalização dos mercados de eletricidade e de gás natural em Portugal continental permite aos consumidores escolher livremente o seu fornecedor, existindo atualmente vários comercializadores que concorrem entre eles com preços de mercado", refere a ERSE em comunicado, o que justifica a disponibilização deste simulador. 

O simulador de preços de energia da ERSE, que pode consultar através deste link, apresenta todas as ofertas comerciais de 23 comercializadores na eletricidade e de oito comercializadores no gás natural, reunindo informação relativa a mais de 317 tarifários.

O objetivo é que os consumidores estejam informados sobre a "existência de ofertas comerciais mais vantajosas". 

"Utilizar um simulador de preços de energia é particularmente importante num contexto em que vários comercializadores anunciaram descidas nos seus tarifários no início deste ano. Uma vez que estas descidas podem ser diferentes entre os vários tarifários, é importante que cada consumidor escolha qual a melhor oferta para a sua situação em particular", conclui o regulador do setor. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório