Meteorologia

  • 15 DEZEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

Ministério das Finanças prepara planos de contingência para Brexit

O secretário de Estado das Finanças disse hoje, em Bruxelas, esperar que haja acordo para uma saída ordenada do Reino Unido da UE, mas admitiu que o risco de "não acordo" existe, pelo que o Governo está a preparar-se.

Ministério das Finanças prepara planos de contingência para Brexit
Notícias ao Minuto

16:35 - 19/11/18 por Lusa

Economia Brexit

"O Ministério das Finanças e o Governo português, em geral - não só o Ministério das Finanças -, têm estado a acompanhar a questão do Brexit e, portanto, temos estado envolvidos em todo o trabalho que tem sido feito ao nível do Governo sobre as questões da contingência", para "que os portugueses possam estar tranquilos", disse Ricardo Mourinho Félix.

O secretário de Estado das Finanças, que falava à saída de uma reunião do Eurogrupo, sublinhou que todos estão a trabalhar no sentido de fechar "uma solução para o Brexit que seja cooperativa, e que portanto não seja necessário ativar quaisquer planos de contingência", mas confirmou que estes estão em marcha, a nível nacional e europeu.

"Estamos a olhar para um conjunto de questões na área económica e financeira, obviamente, em que é preciso perceber se, de facto, houver um Brexit que não seja cooperativo, como é que se resolve um conjunto de questões que eu não gostaria agora de estar a detalhar nem a abordar", apontou.

Reiterando que um Brexit "cooperativo" é "do melhor interesse quer do Reino Unido, quer da União Europeia, quer de todos os Estados e todos os cidadãos", Ricardo Mourinho Félix reconheceu todavia que o risco de não haver acordo "obviamente existe e não pode ser negado", face às dificuldades das primeira-ministra britânica Theresa May, em conseguir a aprovação do projeto de acordo pelo parlamento britânico.

"Existe um conjunto de trabalhos, no sentido de que os portugueses possam estar tranquilos face a essa situação, porque estamos a acompanhar as respostas que podem ser dadas numa situação dessas", garantiu então.

Os chefes de Estado e de Governo da UE a 27 reúnem-se num Conselho Europeu extraordinário, no próximo domingo, em Bruxelas, para aprovar o projeto de acordo alcançado na semana passada, subsistindo a incógnita em torno da aprovação do documento pelo parlamento britânico, já que são muitas as vozes contra os contornos do acordo, incluindo dentro do partido conservador de May.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório