Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Brexit: Libra sobe ligeiramente face ao euro e ao dólar

A libra esterlina subiu hoje ligeiramente face ao euro e ao dólar depois de ter caído mais de 1% na quinta-feira devido à crise política provocada no Reino Unido pela demissão de dois ministros em desacordo com a estratégia do 'Brexit'.

Brexit: Libra sobe ligeiramente face ao euro e ao dólar
Notícias ao Minuto

09:27 - 16/11/18 por Lusa

Economia Mercado

A divisa britânica subia 0,01% face ao euro, para 1,127 euros, e 0,30% face ao dólar, para 1,281 dólares, depois da primeira-ministra, Theresa May, ter indicado que manterá o acordo preliminar em consenso com a União Europeia (UE) e que não se demitirá do cargo.

Os mercados avaliam positivamente a existência de um acordo, pois temem que o Reino Unido possa abandonar drasticamente o bloco europeu sem qualquer um em 29 de março de 2019.

Em todo o caso, os investidores mantêm-se pendentes das próximas decisões de May, que deve designar novos ministros e confrontar as críticas generalizadas ao seu plano.

Na quarta-feira, a libra valorizou-se quando May divulgou o pré-acordo entre Londres e Bruxelas sobre o 'Brexit'.

Contudo, os mercados seguem de perto a primeira-ministra britânica, cuja liderança está em perigo, e o próprio acordo, cuja aprovação pelo parlamento não é seguro tendo em conta o grau de oposição.

O ponto mais controverso do projeto de acordo diz respeito às disposições para impedir o regresso de uma fronteira física entre a região britânica da Irlanda do Norte e a vizinha República da Irlanda, membro da União Europeia.

O Governo britânico aprovou na quarta-feira o rascunho de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, tendo sido encontrado com a União Europeia uma solução para evitar o regresso de uma fronteira física entre a Irlanda e a Irlanda do Norte.

Na quinta-feira, o presidente do Conselho Europeu anunciou, em Bruxelas, que prevê convocar uma cimeira extraordinária de líderes da União Europeia a 27 para dia 25 de novembro, para "finalizar e formalizar o acordo de 'Brexit'" com o Reino Unido.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório