Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Eis a viagem das notas de euro antes de chegarem ao seu bolso

Já pensou no percurso de uma nota antes de ela chegar ao seu bolso?

Notícias ao Minuto

08:52 - 12/11/18 por Notícias Ao Minuto

Economia BdP

Desde a decisão, até ao processo de fabrico, muitos são os passos que uma nota tem de percorrer até chegar aos nossos bolsos - isto, sem considerar a volta que elas continuam a dar quando estão em circulação. 

Há quatro passos fundamentais, de acordo com o Banco de Portugal, sendo que o primeiro é a decisão, que cabe aos bancos centrais nacionais, depois a produção, mediante aprovação do Banco Central Europeu.

Continua, depois,o processo com a terceira fase: a da fábrica. Em Portugal, as notas são fabricadas pela Valora, uma empresa localizada no Complexo do Carregado e que é detida a 100% pelo Banco de Portugal. 

Como saber se tem uma nota produzida em Portugal? Fácil. "Em todas as notas produzidas na Valora o número de série começa com a letra M", adianta o supervisor. 

Depois, entra em cena o processo de circulação, através do qual as notas chegam ao seu bolso. "Os bancos centrais nacionais que asseguram a produção de notas são responsáveis por fazer a sua redistribuição, sob a supervisão do BCE, com a preocupação de evitar situações de escassez ou de excedente num determinado país", refere. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório