Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

EUA e UE deverão chegar a acordo sobre comércio em novembro

Os Estados Unidos e a União Europeia deverão chegar a um acordo para remover barreiras técnicas ao comércio em novembro, segundo os responsáveis dos dois blocos, que se reuniram em Bruxelas.

EUA e UE deverão chegar a acordo sobre comércio em novembro
Notícias ao Minuto

18:31 - 10/09/18 por Lusa

Economia Bruxelas

Os americanos, citados pela agência noticiosa AP, salientaram que os trabalhos estão bem encaminhados: "Esperamos resultados em breve na área técnica das barreiras ao comércio", adiantou Robert Lighthizer, porta-voz dos EUA para o departamento do comércio, depois de conversações com a comissária europeia Cecília Malmstrom.

O presidente americano, Donald Trump e o líder da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, acordaram em julho dar início a negociações com o objetivo de atingir "tarifas zero" e "subsídios zero" no que diz respeito a bens que não pertencem ao sector automóvel, num esforço de evitar uma guerra comercial em grande escala.

A comissária europeia deu conta de elevadas expetativas num acordo "limitado de comércio, focado apenas em tarifas em bens".

Malmstorm e Lighthizer irão encontrar-se novamente este mês e depois em novembro, para "chegar a resultados em várias áreas", explicaram.

Antes da reunião, os americanos estavam otimistas. "Diria que a relação entre os Estados Unidos e a UE está a reforçar-se. Vejo que há boa vontade", declarou Larry Kudlow, conselheiro económico da Casa Branca, ao canal televisivo CNBC, apontando que são possíveis várias transações.

"A situação evolui de forma sólida [...] o que me deixa otimista", acrescentou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório