Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Portugal e Espanha vão promover em conjunto regiões transfronteiriças

Portugal e Espanha vão realizar ações conjuntas de promoção turística das regiões transfronteiriças, para captar visitantes para os territórios de ambos os lados da fronteira, anunciou hoje a secretária de Estado do Turismo.

Portugal e Espanha vão promover em conjunto regiões transfronteiriças
Notícias ao Minuto

21:12 - 30/08/18 por Lusa

Economia Ana Mendes Godinho

"Para o desenvolvimento das nossas regiões transfronteiriças o turismo é essencial. E vamos fazer um conjunto de ações de promoção conjunta, trazendo operadores, jornalistas e participando também em feiras internacionais de uma forma conjunta", explicou Ana Mendes Godinho.

A secretária de Estado do Turismo, que falava à agência Lusa por telefone, a partir de Moraleja, Espanha, onde hoje participou na inauguração da XXII Feira Raiana e numa reunião com a secretária de Estado do Comércio de Espanha, o presidente da Extremadura e com os autarcas de Moraleja e de Idanha-a-Nova, adiantou que as iniciativas conjuntas "são já para executar e implementar este ano".

"Hoje estamos aqui [em Moraleja, Espanha] já num evento concreto que é a Feira Raiana, que é uma feira com a participação mista de empresas portuguesas e espanholas. E o que identificámos, desde já, foi fazer um calendário de ações conjuntas a acontecer aqui nestes territórios transfronteiriços, para promover o turismo nos dois lados da fronteira que não existe", adiantou Ana Mendes Godinho.

Segundo a governante, Portugal e Espanha "neste momento, juntos, ultrapassam os 106 milhões de turistas, ou seja, são o maior destino turístico do mundo".

"Só temos a ganhar em promover Portugal e Espanha conjuntamente, nomeadamente em mercados longínquos", disse.

A XXII Feira Raiana, que decorre até domingo, no Parque Fluvial Feliciano Vegas, em Moraleja, Espanha, é organizada pelo município local e pelo de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.

A mostra decorre alternadamente em Idanha-a-Nova e em Moraleja e é um certame de cooperação transfronteiriça, com um conteúdo multisetorial, onde predomina a indústria e o comércio, o turismo e a gastronomia de ambos os lados da fronteira, segundo a organização.

Ainda segundo a organização, o evento anual, que junta mais de uma centena de expositores nacionais e espanhóis, "promove as empresas, produtores, turismo e cultura de ambos os lados da Raia, com uma importante representação do concelho de Idanha-a-Nova".

A secretária de Estado do Turismo reconheceu que a Feira Raiana e a Feira Ibérica de Turismo (que se realiza anualmente na Guarda), "são dois bons exemplos de cooperação, neste caso entre as entidades públicas e privadas" dos dois países.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório