Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Brasil autoriza construção de segunda central termoelétrica a gás natural

O Governo brasileiro autorizou na segunda-feira a construção de uma segunda central termoelétrica a gás natural no Porto do Açu, no litoral norte do Rio de Janeiro, com uma capacidade de geração de energia até 3.000 megawatts (MW).

Brasil autoriza construção de segunda central termoelétrica a gás natural
Notícias ao Minuto

06:32 - 31/07/18 por Lusa

Economia Porto do Açu

A verificar-se esta capacidade de produção, a central do Açu será o maior parque termoelétrico da América Latina, garantiu o consórcio Gás Natural Açu, uma parceria entre a empresa brasileira Prumo Logística e as multinacionais BP e Siemens, responsáveis pelo projeto.

Em março, começou a ser construída a primeira central no Porto do Açu, um complexo portuário, energético e industrial, com uma capacidade de geração de energia de 1.300 MW.

A autorização para a construção de uma segunda central foi dada na segunda-feira pelo ministro de Minas e Energia do Brasil, Wellington Moreira Franco.

Esta segunda central, a GNA II, terá uma capacidade de gerar 1.673 megawatts de energia, de acordo com fontes empresarias citadas pela agência de notícias espanhola Efe.

"Estamos a trabalhar para garantir energia barata e limpa no Brasil e as perspetivas são muito animadoras", afirmou Wellington Moreira Franco na cerimónia de assinatura do acordo.

A GNA recebeu a concessão para construir a nova central termoelétrica num leilão promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica em dezembro de 2017, comprometendo-se a colocar a segunda central operacional em janeiro de 2023.

O presidente da Prumo Logística, José Magela, garantiu que o consórcio vai investir no total 8 mil milhões de reais (2,162 mil milhões de euros). A primeira central estará em funcionamento em 2021 e a segunda em 2023, disse José Magela.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório