Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Foi afetado pela greve da Ryanair? Pode ter direito a compensações

A AirHelp recomenda que os passageiros "monitorizem a situação e que verifiquem regularmente o estado do seu voo", porque podem ter direito a compensações.

Foi afetado pela greve da Ryanair? Pode ter direito a compensações
Notícias ao Minuto

09:33 - 25/07/18 por Notícias ao Minuto

Economia Aviação

A AirHelp alerta que as compensações por causa de greves podem chegar aos 600 euros por passageiro, depois de os sindicatos europeus terem agendado uma greve de tripulantes de cabine da Ryanair para os dias 25 e 26 de julho. 

"Os passageiros afetados pela greve cujos voos cheguem ao destino com pelo menos três horas de atraso podem ter direito a compensações de até 600 euros por pessoa. Isto também se aplica a viajantes com voo cancelado, caso sejam informados do cancelamento com menos de 14 dias de antecedência face à data de partida", explica Bernardo Pinto, 'brand manager' da AirHelp, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Segundo uma estimativa feita pelo portal para a gestão de reclamações para voos cancelados Skycop, cerca de 600 voos serão afetados, 100 deles só em Portugal".

"Cerca de 50 mil passageiros serão diretamente afetados pela paralisação, o que poderá levar a empresa a ter de desembolsar até 30 milhões de euros para fazer face às compensações dos seus passageiros", aponta a plataforma, em comunicado.

Decisão de vários sindicatos

A decisão de partir para a greve foi tomada a 5 de julho numa reunião, em Bruxelas, entre vários sindicatos europeus para exigirem que a companhia de baixo custo aplique as leis nacionais laborais e não as do seu país de origem, a Irlanda.

Com a greve, os trabalhadores querem exigir que a transportadora irlandesa aplique a legislação nacional, nomeadamente em termos de gozo da licença de parentalidade, garantia de ordenado mínimo e que retire processos disciplinares por motivo de baixas médicas ou vendas a bordo dos aviões abaixo das metas definidas pela empresa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório