Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Prato do dia pode ficar mais caro por causa do IVA, alerta a DECO

A emissão de faturas com a designação "prato do dia" pode fazê-lo pagar mais, alerta a Associação para a Defesa do Consumidor.

Prato do dia pode ficar mais caro por causa do IVA, alerta a DECO
Notícias ao Minuto

09:07 - 15/06/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Impostos

Os restaurantes deveriam passar as faturas com os diferentes produtos consumidos discriminados, devido às diferentes taxas de IVA aplicadas. Já a designação “prato do dia” é incorreta e “pode fazê-lo pagar mais”, alerta a Associação para a Defesa do Consumidor (DECO).

Consideremos o caso de um cliente que escolheu para almoçar o menu do prato do dia, que inclui bebida, prato principal e a sobremesa. Segundo a DECO, o cliente deveria pagar 13% de IVA pelo prato do dia e sobremesa e 23% pelo refrigerante. Porém, se o restaurante optar pelo preço promocional único – em que não se faz a discriminação dos produtos – será aplicada uma taxa de 23% a tudo.

Neste caso, o dono do restaurante deveria “separar cada um dos produtos consumidos, identificando-os de forma clara e inequívoca (...) bem como os respetivos preços e taxas aplicáveis”, explica a DECO, citando informação prestada pela Autoridade Tributária.

A não discriminação dos produtos prejudica o consumidor, uma vez que a “aplicação da taxa de 23% a todos os produtos resulta no inflacionamento do preço final das refeições que o consumidor terá de pagar”, justifica a DECO.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório