Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Aumento de impostos para carros de alta cilindrada é "terrível" para o sector

O director-geral da Audi afirmou esta quarta-feira que a intenção de o Governo aumentar os impostos para carros de alta cilindrada é "terrível" e "dramático" para o sector, já que as vendas irão cair ainda mais, obrigando a nova redução de pessoal.

Aumento de impostos para carros de alta cilindrada é "terrível" para o sector
Notícias ao Minuto

18:52 - 12/09/12 por Lusa

Economia Audi

Licínio Almeida, que falava aos jornalistas na apresentação do novo modelo A3 em Lisboa, disse que "tem havido uma redução de pessoal muito significativa no sector e infelizmente continuamos com uma carga fiscal exageradíssima", e embora "ainda não se saiba o que o Governo quer dizer com o aumento de impostos para os proprietários de carros de alta cilindrada", tal situação vai provocar uma maior queda nas vendas de automóveis em 2013 relativamente a este ano.

Segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), as vendas de carros estão com uma queda de 40,4 por cento entre Janeiro e agosto deste ano, sendo que o director-geral da Audi prevê que em 2012 o mercado "não vai sequer chegar aos 100 mil automóveis vendidos, provavelmente até aos 95 mil, estando aos níveis de 1985".

Licínio Almeida referiu que a percepção de que em Portugal existem muitos carros de alta cilindrada ou automóveis novos "é errada" quando comparada com outros países europeus e o aumento da carga fiscal "tem como consequência o envelhecimento do parque automóvel, que actualmente está nos 11 anos".

Frisando que a maioria dos portugueses só troca de carro de 11 em 11 anos, o responsável da Audi em Portugal alertou para o facto de "só a Dinamarca e a Grécia têm uma carga fiscal superior à de Portugal".

Licínio Almeida adiantou que a tendência das vendas de carros nó último trimestre do ano "é de queda", embora "possa recuperar um pouco devido às alterações previstas ao Imposto Sobre Veículos (ISV) previstos para o próximo ano, mas serão sempre migalhas".

Ou seja, o director-geral da Audi considera que, se o ISV for muito oneroso para o próximo ano, conforme foi na terça-feira anunciado pelo ministro das Finanças Vítor Gaspar, alguns dos clientes poderão antecipar a compra do carro para os últimos meses do ano.

Para fazer face à crise, Licínio Almeida refere que a Audi "tem um plano de produto muito ambicioso", mas em Portugal "há que viver com o mercado que temos"

Daí ter anunciado o lançamento do novo modelo A3, a 18 de Setembro, "um pilar fundamental da actividade da marca", sendo que o primeiro foi lançado em 1996 e, desde essa altura, a Audi já vendeu 33 mil carros.

O A3 já representou 25% das vendas da Audi, mas, segundo Licínio Almeida, "no futuro, devido à introdução do A1, este modelo poderá representar 20% a 22%" dos todos os carros Audi vendidos em Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório