Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Lucro da EDP baixa 23% para 166 ME no primeiro trimestre

O lucro da EDP caiu 23% para 166 milhões de euros no primeiro trimestre de 2018, em relação ao período homólogo, penalizado por "alterações regulatórias adversas em Portugal", anunciou hoje a empresa liderada por António Mexia.

Lucro da EDP baixa 23% para 166 ME no primeiro trimestre
Notícias ao Minuto

17:46 - 10/05/18 por Lusa

Economia Renováveis

Em comunicado ao mercado, a elétrica explica que, sem eventos não recorrentes, o resultado líquido teria caído 5% no primeiro trimestre, uma vez que "o crescimento da EDP Renováveis e da EDP Brasil foi mais que compensado pelas alterações regulatórias adversas em Portugal".

Nos eventos não recorrentes com impacto nas contas, a EDP aponta a contribuição extraordinária sobre o setor energético (CESE) em Portugal e a provisão do impacto em resultados referente ao segundo semestre de 2017, correspondente à diferença entre o ajustamento final dos Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC) reconhecido em 2017 e o homologado em 03 de maio (no valor de 13 milhões de euros).

Já o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, amortizações, desvalorizações de ativos e provisões) da EDP recuou 12% para 893 milhões de euros, o que é atribuído à venda do negócio de distribuição de gás na Península Ibérica, durante o segundo semestre de 2017, pela desvalorização do real e do dólar face ao euro no período.

Nos três primeiros meses do ano, a capacidade instalada aumentou 3% para 26.753 megawatt(MW) e o peso das renováveis subiu 1 ponto percentual para 74%, em termos de capacidade instalada.

Já a produção aumentou 7% no primeiro trimestre deste ano, para 20.598 GWH, no primeiro trimestre, em comparação homóloga.

A dívida líquida da EDP caiu cerca de 1% (84 milhões de euros), para 13,8 mil milhões de euros em final de março, uma vez que, refere a elétrica no comunicado ao mercado, "o 'cash flow' orgânico gerado (de 300 milhões de euros) foi compensado por um investimento líquido em expansão, dedicado a nova capacidade renovável e Brasil (de 300 milhões de euros)".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório