Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

BCE publica sistema para testar resistência a ataques cibernéticos

O Banco Central Europeu (BCE) publicou hoje um sistema harmonizado na Europa para que os bancos e outras instituições financeiras possam comprovar a resistência a possíveis ataques cibernéticos.

BCE publica sistema para testar resistência a ataques cibernéticos
Notícias ao Minuto

12:53 - 02/05/18 por Lusa

Economia Frankfurt

Este sistema permite às autoridades europeias e nacionais trabalhar com instituições e infraestruturas financeiras para comprovar e melhorar a resistência a "ataques cibernéticos sofisticados", segundo o BCE.

O sistema, denominado TIBER-EU (do inglês Threat Intelligence-Based Ethical Red Teaming), simula um ataque cibernético nos sistemas e funções importantes de um banco e ajuda-o a avaliar a sua proteção, deteção e resposta perante possíveis ataques.

O documento foi realizado pelas autoridades europeias e nacionais para bancos com atividades transfronteiriças que estão sujeitas à regulação de várias autoridades.

Além dos bancos, este novo sistema é destinado entre outros a sistemas de pagamentos, depositários centrais de valores, casas de contrapartida central, agências de 'rating', mercados de valores, plataformas de liquidação de valores, seguradoras e gestores de ativos.

O sistema foi realizado para ser utilizado pelas autoridades relevantes em cada jurisdição de forma voluntária e como uma ferramenta de supervisão para garantir a estabilidade financeira, refere o BCE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório