Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

A paixão lendária por CR7 que colocou Lucas no topo do mundo

Jovem brasileiro revela todos os segredos da construção da maior páginas de fãs do internacional português, que conta já com mais de dois milhões(!) de seguidores.

A paixão lendária por CR7 que colocou Lucas no topo do mundo
Notícias ao Minuto

08:02 - 23/04/18 por Fábio Aguiar

Desporto Fora de campo

Já imaginou viver... para o seu ídolo? E poder fazer dessa paixão um trabalho? Sim, é possível! E a prova disso é a história inspiradora de Lucas Mendes Carvalho, um jovem brasileiro que pôs mãos à obra, transformou a sua veneração em perseverança e empreendedorismo e conseguiu fazer evoluir uma simples brincadeira para o maior comunidade de fãs de... Cristiano Ronaldo. Chama-se 'Cristiano Ronaldo - O lendário' e trata-se da maior página do Mundo de fãs do internacional português. Atualmente tem mais de dois milhões(!) de seguidores.

"Desde pequenino que gostei imenso de futebol e um dia estava a ver um jogo do Sporting na televisão e reparei num menino muito habilidoso, rápido e cheio de fintas. Na altura, tinha 17 anos, chamava-se Cristiano Ronaldo e ainda dava os primeiros passos na equipa principal, com aquele cabelo encaracolado e duas extensões loiras de lado. Comecei a estar atento às suas exibições e fiquei logo fã", recorda o autor, de 24 anos, numa entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, prosseguindo: "A partir de um certo momento, comecei a juntar todas as estatísticas dele num caderno até um dia em que uns amigos me perguntaram porque não criava uma página online. Foi isso que fiz, em 2008, numa rede social que existia cá no Brasil, que era o Orkut. Era apenas algo para mim."

Notícias ao MinutoNo ano passado, Lucas visitou Portugal e teve a possibilidade de conversar com o ídolo.© Instagram

No entanto, sem sequer dar por isso, Lucas estava a iniciar um projeto que, pouco tempo depois, iria dar muito que falar. Nos primeiros tempos, apenas fotos e dados estatísticos faziam parte da 'timeline' deste espaço dedicado ao tal prodígio recém transferido para o Man. United. Foi com este entusiasmo, dedicação e, acima de tudo, veneração pessoal e profissional pelo craque português, que Lucas chegou a 2012, ano em que essa espécie de passatempo daria um passo determinante para o fenómeno que é hoje. "Com a mediatização crescente do Facebook, e uma vez que já partilhava tudo no meu perfil pessoal, decidi criar uma página e transportar todos os conteúdos que já tinha para lá, usando precisamente o mesmo nome, que nasceu baseado no DragonBall, por acreditar que o Cristiano viria mesmo a tornar-se uma lenda", conta, com um sentimento de idolatria ímpar.

"Sempre que ele tinha um jogo, publicava algo, quer fosse vídeos, fotos, estatísticas, curiosidades... Tudo! Porque sentia que já na altura ele era bastante criticado injustamente. Ou porque era arrogante ou porque, por vezes, poderia ser mais individualista, naquele estilo de futebol empolgante que apaixonou Inglaterra. Enfim, tudo servia para criticar o Cristiano, enquanto outros jogadores tinham um tratamento totalmente diferente, quer por parte dos adeptos, quer da própria imprensa", sublinha o jovem natural de Santos.

Notícias ao MinutoDe visita à Madeira, Lucas não perdeu a oportunidade para conhecer as raízes do craque do Real Madrid, bem como o Museu e o Hotel CR7.© Instagram - @lucasmendescr7

Essa paixão singular aliada a este sentimento de missão em "mostrar às pessoas o verdadeiro Cristiano Ronaldo" foi-se espelhando nas inúmeras publicações de Lucas que, dia após dia, ia somando cada vez mais fãs. "Além dos conteúdos, sempre tive a curiosidade de perceber aquilo que mais agradava ao público. Se os vídeos de golos tivessem mais gostos, fazia cada vez mais vídeos de golos, se as comparações com o Ronaldinho Gaúcho ou o Kaká gerassem maiores visualizações, apostava nelas... Preocupava-me em publicar o que as pessoas mais gostavam e notava que assim ia somando cada vez mais fãs", explica, antes de revelar o verdadeiro 'boom' da página.

'Explosão' iniciada na 'Copa' e reforçada graças a... Éder

Estávamos em 2014 e o Brasil respirava euforia, festa e, principalmente, futebol. Era o ano do Mundial e a esperança da voltar a ver a canarinha levantar o troféu máximo do desporto rei em 'casa' lançava o povo brasileiro para um ambiente de êxtase. "Quando cheguei aos 1000 seguidores pensei que era algo fantástico. Depois, foi crescendo para os 2000 e 3000, mas foi nesse momento, com o Campeonato do Mundo no Brasil, que disparou. Sinceramente, nem sei como foi as partilhas, os 'likes', os comentários e as visualizações eram cada vez mais e quando dei por mim tinha 500 mil. Depois, a conquista do Europeu por Portugal, em 2016, com toda aquela final mítica, marcada pela lesão do Cristiano, fez verdadeiramente explodir para aquilo que é hoje: mais de 2 milhões", analisa, não escondendo o orgulho.

Notícias ao MinutoEm 2014, em Campinas, no Brasil, durante o campeonato do Mundo, Lucas recebeu uma camisola da Seleção Nacional das mãos de... Cristiano Ronaldo.© Instagram - @lucasmendescr7

O abraço, o autógrafo e o vídeo mais valioso

Depois do primeiro contacto com Cristiano Ronaldo, em Campinas, o 'quartel' general da equipa das quinas durante a competição, que ainda lhe valeu uma camisola, Lucas Mendes Carvalho decidiu partir de armas e bagagens e conhecer Portugal. No ano passado, o brasileiro aproveitou o duplo compromisso da Seleção Nacional com a Hungria, na Luz, e com a Suécia, na Madeira, para visitar Lisboa e a ilha que 'saltou' para o topo do Mundo graças ao seu 'filho' mais conhecido.

"Foi a maior experiência da minha vida! Fiquei em Cascais, ao lado do hotel onde estava a Seleção, e lá esperei na esperança de poder voltar a estar com o Cristiano. Assim foi! Autografou-me a camisola e contei-lhe que era o autor da página. No dia seguinte voltei lá, algumas pessoas ajudaram-me e tive a oportunidade de voltar a estar com ele. Fizemos um vídeo, partilhámos algumas palavras... Inexplicável! Um sonho", recorda. 

@cristiano , sem palavras pra ti agradecer, sério mesmo. Muito obrigado por tudo. Por toda felicidade que me proporcionou ao longo desses anos todos com o teu futebol, com o teu bom exemplo fora de campo e também com toda atenção que me deu nestes últimos dias. É ídolo demais e serei eternamente grato por tudo. És o melhor do mundo caralho!!! Haha e muito obrigado pela ajuda também @rickyregufe , vou guardar esses momentos pra sempre!!! #cristianoronaldo

Uma publicação partilhada por Lucas Mendes de Carvalho (@lucasmendescr7) a 25 de Mar, 2017 às 5:24 PDT

O convívio com a família Aveiro

No entanto, há coincidências que nos fazem pensar que a sorte, por vezes, se conquista. Depois de assistir à vitória de Portugal sobre a Hungria, por 3-0, com dois golos de CR7, Lucas viajou para a Madeira e o mais inesperado... aconteceu. "Entrei no avião e reparei que a dona Dolores Aveiro, mãe do Cristiano, também estava a bordo. Dirigi-me a ela e contei-lhe a minha história. Conversámos imenso na viagem. É uma pessoa fantástica. Depois, já lá na Madeira, conheci a irmã do Cristiano, a Elma. Às vezes falávamos no Facebook, mas não nos conhecíamos pessoalmente. Também vi a Georgina e o Jorge Mendes na cerimónia de apresentação do busto no aeroporto. Trataram-me como se fosse da família, ajudaram-me imenso e nunca irei esquecer o que fizeram por mim", atira, emocionado. Na pérola do Atlântico, Lucas marcou, como seria de esperar, presença no histórico jogo de Cristiano Ronaldo na sua 'casa', visitou o Museu e o Hotel CR7 e rendeu-se à beleza da ilha na promessa de em breve voltar. 

Notícias ao MinutoLucas Mendes Carvalho na Madeira, na companhia do cunhado [à esquerda], da mãe, da irmã Elma e do padrasto [à direita] de Cristiano Ronaldo.© Instagram

Uma vida dedicada ao melhor do Mundo

Quem conversa com Lucas sobre Cristiano Ronaldo sente de imediato a adoração do brasileiro pelo craque do Real Madrid, que faz da sua vida "um sonho". Chegado a este patamar de mediatismo, pode dizer-se que o jovem vive 'apenas' para o ídolo, apesar dos muitos workshops e palestras sobre redes sociais que já dá graças ao sucesso alcançado com a página 'Cristiano Ronaldo - o lendário'.

"Por norma, trabalho cerca de 10 horas na página. Acordo, faço a minha vida normal e começo logo a criar conteúdos. É uma profissão como outra qualquer, mas com a vantagem de me dar um prazer enorme e um sentimento de orgulho único", explica, vincando: "Não existe nada mais gratificante do que isto. Faço todas as publicações com o máximo de paixão, carinho, respeito, admiração, empenho e entusiasmo porque é o que realmente gosto. E o Cristiano merece! Não sinto que o esteja a ajudar em nada, sinceramente, mas penso que esta é uma forma bonita de homenagear o maior jogador de futebol de todos os tempos. Até que o conseguir fazer, não vou parar!"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório