Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Sporting-FC Porto: O Clássico das emoções com os olhos postos no Jamor

Os leões recebem, esta quarta-feira, pelas 20h30, os dragões em jogo referente à segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Sporting-FC Porto: O Clássico das emoções com os olhos postos no Jamor
Notícias ao Minuto

08:35 - 18/04/18 por Andreia Brites Dias

Desporto Taça de Portugal

As decisões recaem para Alvalade. Esta quarta-feira, Sporting e FC Porto decidem quem segue e quem fica pelo caminho na Prova Rainha. Depois de uma vitória dos azuis e brancos, na primeira mão das meias-finais, por 0-1, no Dragão, as duas equipas disputam a segunda mão na casa do leão, num Clássico que promete muita emoção. 

O FC Porto chega a Alvalade por cima no marcador, é certo, mas o golo de Soares é uma vantagem muito curta para dar por garantido um desfecho.

É um resultado que permite ao Sporting discutir, com toda a legitimidade, o único bilhete que existe para a final da prova, marcada para o Jamor e que terá como adversário Desp. Aves ou Caldas. 

Se os leões chegam ao duelo fisicamente desgastados, tal como tem referido Jorge Jesus, esta é, também, a única competição na qual estão inseridos e dependem, só deles próprios, para a conquistar, o que pode funcionar como uma motivação extra. 

Já os dragões chegam a Alvalade depois de um triunfo sobre o Benfica, no Estádio da Luz, que os permitiu recuperar a liderança do campeonato nacional. Um resultado que oferece mais alento à equipa de Sérgio Conceição mas que, ao mesmo tempo, pode obrigar a alguma gestão perante o principal objetivo, que é o campeonato nacional. 

Jorge Jesus

Antevisão: "Quanto ao jogo de amanhã, ambas as equipas vêm de vitórias. Motivados estão os dois. Mais fatigados... o Sporting já está no limite. O FC Porto fez um joguinho no domingo e vai fazer outro agora. Nós já andamos há meses assim. A jogar à quinta e ao domingo, portanto estamos muito mais carregados. Jogámos no Restelo, recebemos o Atlético Madrid e no outro domingo jogámos com o Paços. Não há comparação possível. Mas nós queremos estar aqui. Esta situação demonstra as decisões."

Estratégia: "Os treinadores têm todos estratégias para os jogos. As estratégias passam pelo esquema táctico. E depois essas são resolvidas com os jogadores que são os protagonistas das nossas decisões. Agora, podemos ter ideias e tudo o que seja estratégia nenhum treinador vai falar dela antes do jogo. Pode falar dela depois do jogo."

Desgaste físico: "Isto é uma meia final e é um jogo que todos os jogadores querem jogar e participar. Aqui já há um suplemento. Os jogadores já estão mais que motivados. Mas já disse, nós estamos no limite de tudo mas acreditamos que podemos passar esta eliminatória e o crer é importante. Se acreditares consegues ultrapassar as questões físicas e certamente com o Estádio de Alvalade com perto de 40 mil pessoas."

Sérgio Conceição 

Jogo: "Estamos no meio de uma passagem de uma eliminatória e temos pela frente uma equipa forte. Em termos estratégicas, a nossa equipa sabe o que tem de fazer, ao contrário do Sporting, que tem feito algumas mudanças no seu sistema tático. Depois de dois meses desde o primeiro jogo, queremos dar continuidade à vantagem na eliminatória. Estamos a 90 minutos do Jamor."

Gestão de cansaço: "Temos menos seis/sete jogos que o Sporting, mas estamos nas meias-finais da Taça de Portugal, faltam ainda quatro jornadas para o fim da I Liga e saímos da Liga dos Campeões nos oitavos-de-final. Tivemos alguns problemas com esse desgastes, mas a fadiga faz parte do jogo e nunca me agarrei a isso."

1.ª mão: "Temos que ir à procura de fazer golos, porque isso irá dificultar a vida ao adversário. Não podemos fugir àquilo que é a identidade da equipa. No último jogo ouvi muitas análises e muitas conversas em que falam de sorte, mas a sorte não é mais que uma constante procura da oportunidade. Nós estamos sempre à procura da oportunidade e queremos marcar sempre."

Últimos onzes

Sporting: Rui Patrício; Ristovski, Coates, André Pinto e Coentrão; Battaglia, Bryan Ruiz, Gelson e Acuña; Bruno Fernandes e Bas Dost. 

FC Porto: Casillas; Ricardo Pereira, Marcano, Felipe e Alex Telles; Sérgio Oliveira, Herrera, Otávio e Brahimi; Soares e Marega. 

Maior vitória: 

Sporting-Vilaverdense, 4-0

Lusitano Évora-FC Porto, 0-6

Derrota mais pesada: 

FC Porto-Sporting, 1-0

FC Porto sem derrotas na Taça de Portugal

Forma nos últimos cinco jogos:

Sporting: D-V-V-V-V

FC Porto, 0-1

Cova da Piedade, 2-1

Vilaverdense, 4-0

Famalicão, 2-0

Oleiros, 4-2

FC Porto: V-V-V-V-V

Sporting, 1-0

Moreirense, 2-1

V. Guimarães, 4-0

Portimonense, 3-2

Lusitano Évora, 6-0

Lesionados e castigados: 

Sporting: André Pinto e Piccini (em dúvida); William, Mathieu, Bruno César, Rafael Leão e Podence (lesionados)

FC Porto: Danilo Pereira (lesionado)

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório