Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Benfica entra na liderança com o pé esquerdo... dos 'baixinhos'

Cervi e Zivkovic foram as figuras centrais de um triunfo encarnado, por 2-1, em Portimão, que valeu o regresso à 'pole position' da corrida pelo título.

Notícias ao Minuto

08:00 - 11/02/18 por Fábio Aguiar

Desporto Análise

Festejar, sofrer e... voltar a festejar. Assim foi a noite do Benfica em Portimão. Num verdadeiro turbilhão de emoções, os comandados de Rui Vitória acabaram por, a muito custo, conquistar os três pontos na visita ao terreno do Portimonense (2-1), graças a dois 'baixinhos'. À falta do golo da 'ordem' de Jonas - viu interrompida a série de 10 jornadas consecutivas a marcar -, surgiram dois heróis improváveis.

Se Franco Cervi abriu caminho à vitória e deu vida à águia momentos após o empate algarvio, Zivkovic desferiu o golpe final no derradeiro lance da partida. Três golos com 'nascimento' no pé esquerdo, quer do argentino, quer do sérvio, que permitiram ao Benfica regressar à liderança do campeonato, embora à condição, 19 jornadas depois. De resto, desde a terceira ronda que os encarnados não ocupavam a 'pole position' da corrida ao título. Na altura, os comandados de Rui Vitória encontravam-se em igualdade pontual com FC Porto, Sporting e Rio Ave, mas o empate (1-1) em Vila do Conde deixou as águias no 3.º lugar, com 10 pontos, os mesmos da equipa orientada por Miguel Cardoso.

Daí para cá, o Benfica não mais conseguiu ultrapassar os rivais e tomar o 1.º lugar, chegando até mesmo a estar a cinco pontos dos azuis e brancos (entre a 7.ª e a 12.ª jornada). Contudo, as escorregadelas dos rivais diretos permitiram a recuperação do clube da Luz, que nesta altura beneficia da vantagem em termos de jogos, pois leões e dragões só este domingo entram em campo, frente a Feirense e Desp. Chaves, respetivamente. Além disso, o conjunto de Sérgio Conceição tem ainda a tal segunda parte do encontro com o Estoril em atraso - só se realiza no próximo dia 21 deste mês, pelas 18h00.

Certo é que até ao apito final das partidas de Alvalade e de Chaves, o Benfica estará na frente da Liga Portuguesa, com 53 pontos, mais um que o FC Porto e dois que o Sporting. Uma tranquilidade extra para uma equipa que, excetuando o empate (1-1) no Restelo, diante do Belenenses, tem vindo a subir de rendimento, dando provas de força na corrida pelo título.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório