Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Segunda parte demolidora vale 'remontada' ao Benfica

Águias estiveram em desvantagem na receção ao Rio Ave até ao intervalo, mas partiram para uma goleada à moda antiga (5-1).

Segunda parte demolidora vale 'remontada' ao Benfica
Notícias ao Minuto

20:00 - 03/02/18 por Fábio Aguiar

Desporto 21.ª jornada

Sofrido e conseguido graças a uma segunda parte de alto nível. Assim se descreve, muito resumidamente, o triunfo do Benfica este sábado, na Luz, frente ao Rio Ave, por 5-1. Um resultado muito largo e demasiado 'enganador', mas que permitiu aos encarnados regressar às vitórias, após o empate na última jornada, perante o Belenenses.

Com Zivkovic no onze, no lugar de João Carvalho, o Benfica entrou no encontro pressionante, tentando ganhar a bola em zona adiantadas do terreno, frente a um Rio Ave que cedo demonstrou que vinha à Luz para discutir o jogo olhos nos olhos com as águias. Depois de algum domínio encarnado nos primeiros minutos, a equipa orientada por Miguel Cardoso soltou-se e, sempre como Francisco Geraldes como maestro de todo o futebol ofensivo, conseguiu impor o seu jogo.

Foi precisamente dos pés do médio que nasceu o primeiro golo da partida. Na sequência de um canto cobrado à maneira curta por João Novais, Pizzi e Cervi estenderam a passadeira a Geraldes e o jovem emprestado pelo Sporting, depois de ultrapassar Fejsa, serviu de bandeja Guedes, que, nas costas de Rúben Dias, subiu mais alto e cabeceou para o fundo da baliza à guarda de Bruno Varela. Um balde de água fria num estádio da Luz até então com um ambiente bem 'quente' e que só não gelou por completo porque, momentos depois, o míssil disparado pelo pé de João Novais embatou com estrondo no poste direito.

O Benfica acusava algum nervosismo e a verdade é que, à excessão de um livre de Cervi desviado em Leandrinho, nunca conseguiu assustar verdadeiramente Cássio. E como um azar nunca vem só, à passagem dos 35 minutos Salvio queixou-se de dores no joelho direito e acabou substituído por Rafa. Até ao intervalo, Jonas ainda reclamou uma grande penalidade, mas o árbitro Manuel Oliveira mandou seguir.Para a segunda parte, o Benfica voltou transfigurado, encostou o Rio Ave as cordas e, após o aviso de Grimaldo - Marcão impediu o golo do lateral espanhol quase em cima da linha - chegou ao empate, aos 49 minutos. Cervi cobrou um pontapé de canto no lado esquerdo e Jardel, de cabeça, restabeleceu a igualdade. Primeiro golo do central brasileiro no 200.º jogo de águia ao peito.

A partir daqui, o conjunto encarnado ganhou confiança, mostrou-se mais assertivo no capítulo da circulação de bola e foi à procura da 'remontada'. Aos 63', numa bela jogada ofensiva, Jonas descobriu Pizzi no coração da área e o internacional português não perdoou, apontando o quinto golo no campeonato esta época. Estava cumprida a missão mais difícil, mas faltava o verdadeiro 'tiro de partida' para o regresso tranquilo às vitórias. E por falar em 'tiros', aos 71', o Pistolas fez explodir novamente o 'inferno' da Luz, rubricando o 3-1 e aumentando para 28 os golos esta temporada em todas as provas, 25 no campeonato. Mais: nos últimos nove jogos o avançado brasileiro marcou sempre, num total de 12 remates certeiros.

Já depois da saída do camisola 10, debaixo de um coro de aplausos e muitas vénias dos adeptos, Rúben Dias ainda teve tempo para se redimir do deslize no golo do Rio Ave e aumentou a contagem, enquanto o recém-entrado Raúl Jiménez conseguiu dar a melhor sequência a uma boa jogada individual de Rafa e fixou o resultado final em 5-1. Uma prova de fogo superada na longa caminhada na luta pelo título.

Onze do Benfica: Bruno Varela, André Almeida, Dias, Jardel, Grimaldo; Fejsa, Zivkovic e Pizzi; Salvio, Cervi e Jonas.

[Nota: Keaton Parks, Diogo Gonçalves e Eliseu ficam na bancada]

Onze do Rio Ave: Cássio; Nélson Monte, Marcelo, Marcão e Bruno Teles; Leandrinho, Tarantini, João Novais, Francisco Geraldes e Barreto; Guedes.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório