Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Dragão 'queima' pantera e volta a dormir descansado... e na liderança

O FC Porto deslocou-se, este sábado, ao terreno do Boavista, de onde saiu com uma vitória por 3-0, com golo de Aboubakar (51’), Marega (80’) e Brahimi (86’), em jogo referente à 10.ª jornada da I Liga.

Dragão 'queima' pantera e volta a dormir descansado... e na liderança
Notícias ao Minuto

22:22 - 28/10/17 por Andreia Brites Dias

Desporto Direto

O FC Porto saiu com os louros do dérbi da Invicta. A equipa azul e branca deslocou-se até ao Estádio do Bessa, este sábado, e não só venceu por 3-0, como recuperou a liderança. A equipa de Sérgio Conceição ‘ofereceu’ ainda a primeira derrota ao Boavista de Jorge Simão na I Liga.

Depois de terem perdido a liderança para os leões – que venceram o Rio Ave em Vila do Conde (1-0) -, os dragões só tinham uma opção para recuperar a liderança do campeonato nacional: vencer no Estádio do Bessa.

A teia que 'prendeu' o dragão 

Um dérbi portuense nem sempre é pera doce, e esta noite foi exemplo de isso mesmo… Mas os comandados de Sérgio Conceição aceitaram o desafio e, mesmo presos numa grande teia, muito bem montada por Jorge Simão, conseguiram agarrar os três pontos.

Com uma estratégia bem definida, a pantera não permitia que o FC Porto saísse em progressão, com Idris e David Simão a cobrir muito bem a zona central do terreno. Tirando um cabeceamento de Marcano ao lado da baliza de Vagner (12’) e um remate de Corona a ser traído pela relva do Bessa (45’), pouco mais os azuis e brancos conseguiram fazer na primeira metade do encontro.

Já o Boavista aproveitava a teia bem montada para se aproximar, com perigo, da baliza de José Sá, com duas oportunidades protagonizadas por Yusupha (7’ e 23’).

Atitude e substituições... à altura 

Sem alterações no onze, o FC Porto entrou melhor preparado na segunda metade do encontro, com algumas arestas limadas e com uma resposta à estratégia axadrezada. Resposta que não tardou em dar frutos… Aos 51 minutos, após um cruzamento de Corona para o desvio de Brahimi, Aboubakar aproveitou para atirar para o fundo da baliza da Vagner – já batido.

No entanto, a desvantagem no marcador não resultou como sinónimo de desistência para a equipa da casa, com Fábio Espinho (58’) e Mateus (67’) perto de empatar o jogo.

Na reta final, Conceição fez entrar André André para a saída de Corona, de forma a fechar as ‘trancas’ à porta. Já Jorge Simão não soube mexer da melhor forma, com a saída de Sparagna para a entrada de Leonardo Ruiz, deixando o quarteto defensivo mais exposto. Tão exposto que Marega, aos 80 minutos, recebeu um passe de Herrera e encostou para o 2-0. Mesmo a fechar, Brahimi selou o contador com um 3-0 (86’).

Com esta vitória, o FC Porto recuperou a liderança do campeonato nacional, fixando-se no primeiro lugar da tabela classificativa com 28 pontos, mais dois pontos do que o Sporting – segundo classificado. 

Momento do jogo: Com o jogo muito equilibrado, o FC Porto marcou aos 51', por intermédio de Aboubakar, e começou a tomar conta do sentido do encontro, reduzindo as hipóteses para o Boavista. 

________________________________________________________________________________________________

Onze do Boavista: Wagner; Carraça, Rossi, Sparagna, Talocha; David Simão, Idris, Fábio Espinho, Renato Santos, Kuca e Yusupha.

Onze do FC Porto: José Sá; Ricardo, Felipe, Marcano, Alex Telles; Danilo, Herrera, Brahimi, Corona, Aboubakar e Marega.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório