Meteorologia

  • 24 OUTUBRO 2017
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

O pior Sporting, no pior momento possível

Leões não foram além de um empate a uma bola no terreno do Moreirense, antes da receção ao Barcelona e ao FC Porto, equipa para a qual perdeu a liderança da I Liga.

O pior Sporting, no pior momento possível
Notícias ao Minuto

08:18 - 24/09/17 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

Quem diria que seria Manuel Machado, o treinador que tantas vezes se tem queixado da “clivagem” de orçamentos no principal escalão do futebol português, a travar o início 100% vitorioso do Sporting no campeonato português? A verdade é que foi precisamente o que aconteceu.

Frente a um Moreirense intenso e agressivo, o Sporting assinou uma das piores primeiras partes da presente temporada. Com alguma qualidade no ataque, principalmente fruto da inteligência de William e da qualidade de Bruno Fernandes, os leões descuraram a defesa, onde foram demasiado macios, e pagaram o devido preço.

45 minutos cheios de… nada

Quão má foi a primeira parte do Sporting? As estatísticas respondem a essa questão muito sucintamente. Frente a uma equipa que luta pela manutenção, os homens de Jorge Jesus recolheram aos balneários com três remates, sendo que apenas um deles encontrou o caminho da baliza.

Sim, teve mais bola. E sim, com ela, mostrou algumas boas dinâmicas. Mas, sem ela, esteve perdido. Bastava ao Moreirense acelerar os contra-ataques, que, invariavelmente, acabavam por causar alguns problemas à defesa verde e branca.

Aos 20 minutos, Peña esteve perto de abrir o marcador – valeu uma grande saída de Rui Patrício – mas, aos 43, não perdoou. Um mau corte de Fábio Coentrão, uma defesa passiva… e um Rafael Costa a aproveitar para desferir uma ‘bomba’ para o fundo das redes.

Leão obrigado a reagir diante de ‘gigantes’

Na segunda parte, os leões mostraram-se mais consistentes em campo e colheram os devidos frutos. Aproximaram-se da baliza dos cónegos e, com alguma naturalidade, chegaram ao empate, no seguimento de um remate de William defendido por Jhonatan, que acaba por bater em Aberhoun e entrar na baliza. Um prémio justo para William, um dos mais esclarecidos em campo.

No entanto, não deu para mais do que isso. Gelson ainda atirou à trave, naquele que seria o golo da reviravolta. E Iuri Medeiros, que entrou para o lugar de Bruno César, voltou a registar uma exibição desastrosa, com passes falhados atrás de passos falhados.

O pior Sporting da época (ou perto disso) perde, assim, os primeiros pontos da época no pior momento possível. Na quarta-feira, receberá o Barcelona, naquele que promete ser um dos mais complicados jogos de 2017/18. No domingo, volta a ser anfitrião, desta feita do FC Porto, que passou a liderar, de forma isolada, o campeonato nacional.

MoreirensevsSporting
13Remates14
39%Posse de bola61%
23Faltas16
3Cantos8
3Cartões amarelos4
0Cartões vermelhos0

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório