Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

"O pilar fundamental do Sporting são os adeptos"

Presidente do Sporting garante que a filosofia do clube leonina está agora centrada nos adeptos.

"O pilar fundamental do Sporting são os adeptos"
Notícias ao Minuto

11:11 - 27/04/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho foi um dos oradores, esta quinta-feira, do III Painel no segundo e último dia do Congresso The Future of Football que está a decorrer em Alvalade. O presidente leonino debruçou-se sobre várias temáticas, onde não faltou a gestão desportiva e económica do Sporting e os episódios de violência recentes que estão a marcar o futebol português. 

Questionado sobre a forma como encontrou o Sporting na altura em que ganhou as eleições em 2013, Bruno de Carvalho sublinhou que os dirigentes têm de ter a capacidade para se adaptarem à realidade que vive o clube.

"Temos de perceber qual é o tipo de dirigente que deve estar à frente de um clube. Há a teoria de que é preciso ser ex-jogador, há a teoria de que é preciso ser um grande gestor e depois há a realidade. Aquilo que é necessário é ter paixão pelo clube. Para além dessa paixão é preciso um know-how, uma capacidade de liderança e de visão", antes de identificar os dois pilares pelos quais lidera o Sporting. 

"O Sporting não sabiam quais eram os dois pilares. O Sporting recentrou toda a sua política nos fãs. Temos de trabalhar para eles. É para eles que queremos um clube financeiramente sustentado. Todos nós trabalhamos para trazer alegrias aos adeptos. Por exemplo, eliminar o número 12 de todas as modalidades - 53 modalidades neste momento - para que o número 12 ficasse para os fãs. Nós vínhamos da pior época de sempre, e conseguimos ter um crescimento exponencial de receitas que não seria possível se não houvesse esta proximidade dos fãs", disse, antes de prosseguir. 

"O segundo pilar é a gestão de excelência. Tem o conhecimento de tudo aquilo que envolve os media, adeptos, claques, jogadores treinadores. Tem uma ideia muito própria. Um presidente se quer ser presidente de um clube desta dimensão tem de ser alguém que não se guie por regras pré-definidas. O presidente não tem que nada. Temos de seguir os nossos instintos. Temos de criar o próprio modelo de gestão. O Sporting é um clube de muitos detalhes", garantiu, para depois rematar. 

"Nós funcionamos como um todo. O pilar fundamental são os adeptos. Cada vez mais, os clubes têm de ter a noção que sem adeptos não há massa crítica, sem essa massa não há apoios, sem esse apoio não patrocínios, sem patrocínios não há dinheiro, sem dinheiro não há capacidade competitiva, sem capacidade competitiva não há clube. Essa é a realidade dos factos", concluiu. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório