Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

[2-0] Leão afia garras em casa à partida para semana de alta rotação

O Sporting recebeu e venceu este sábado, em Alvalade, o Vitória de Setúbal. A dias de decidir a continuidade nas competições europeias e de ir à Luz, os pupilos de Jesus foram arrasadores.

Notícias ao Minuto

20:10 - 03/12/16 por Notícias Ao Minuto

Desporto 12.ª Jornada

Crónica: Foi um leão com fome de futebol o que se apresentou este sábado em Alvalade. Com o Benfica a ter concedido, ontem, na Madeira a sua primeira derrota no campeonato, os pupilos de Jorge Jesus fizeram uma partida de grande nível, ‘cavalgando’ sobre a onda de oportunidade que se abriu com o resultado das águias.

A entrar para uma semana em que decidirá a sua continuidade na Europa, frente ao Légia, e com a possibilidade de visitar a Luz a apenas dois pontos do líder, os verde e brancos desde cedo, muito cedo, mostraram ao que vinham.

Bas Dost, ainda no primeiro minuto de jogo, a passe de Gelson Martins, obrigou Bruno Varela a uma defesa de recurso e, a partir daí, os da casa não deram mais chances ao seu adversário no primeiro tempo.

Gelson e Bruno César agarram batuta de maestro

O momento de forma de Gelson Martins e de Bruno César está a ser aproveitado pelo coletivo de forma impressionante. O menino tem feito do lado direito do ataque dos leões um verdadeiro inferno para os laterais adversários e, hoje, com um Vitória de Setúbal remendado no seu eixo defensivo, voltou a ser determinante.

O jovem internacional luso foi protagonista do passe para o golo de William Carvalho, que subiu às alturas, logo nos minutos iniciais, para marcar o primeiro dos leões.

Com o comando da partida nas mãos, foi a vez de Bruno César brilhar. O brasileiro, num livre descaído na direita, de livre direto, surpreendeu tudo e todos, e marcou um dos melhores golos do campeonato até aqui (pelo menos de bola parada).

Com o primeiro tempo ‘resolvido’, há que dizer que os pupilos de Jesus até podiam ter recolhido ao balneário com maior margem no marcador. É que Bas Dost, de cabeça, introduziu a bola no fundo da baliza adversária, mas Rui Costa anulou o golo, assinalando falta do avançado holandês – e fazendo vibrar as bancadas de Alvalade num coro de assobios à decisão.

Setúbal tentou ser atrevido, mas leão soube acalmar vontade dos visitantes

O segundo tempo começou com a mesma toada, mas com os setubalenses, orientados por José Couceiro, a tentaram visar mais vezes a baliza adversária.

Aos 60 minutos de jogo, o Vitória de Setúbal deu o seu primeiro sinal claro de perigo para a baliza adversária. Porém, Rui Patrício, no sítio certo e com grande resposta, evitou o golo adversário de Vasco Costa.

Minutos depois, novo golo anulado aos leões. Bruno Varela não segurou a bola num primeiro momento e, com Ruiz e Bas Dost pela frente, os leões voltaram a introduzi a bola na baliza e a ver o juiz do encontro a anular, de novo, o tento.

A partir desse momento, até com um certo abrandamento da velocidade dada ao jogo pelos leões, a partida começou a perder algum interesse, mas os da casa iam comandando e os visitantes procuravam respostas rápidas sempre que tinham a bola nos pés. 

Até ao apito final a partida teve poucos momentos de golo, com o Sporting a abrandar o ritmo de jogo e a conceder, de quando em vez, algum espaço ao adversário, buscando a equipa de Jesus explorar a velocidade dos seus jogadores na frente de ataque para tentar causar perigo junto da baliza adversária.

Momento do jogo: 36 minutos. Na direita, Bruno César e Adrien Silva trocaram durante segundos algumas palavras. Os dois médios discutiam, provavelmente, quem iria bater e cabendo a responsabilidade ao brasileiro, há que dizer que escolheu a melhor opção. Rematou direto à baliza de Bruno Varela, fez a bola sobrevoar o guardião adversário e arrumou o esférico na ‘gaveta da baliza’. Grande golo do médio ex-Benfica que provou estar a viver um bom momento de forma.

________________________________________

Equipas escaladas:

Sporting: Rui Patrício; João Pereira, Coates, Semedo e Marvin Zeegelaar; William; Gelson, Adrien e Bruno César; Bryan Ruiz e Bas Dost.

Vitória Setúbal: Bruno Varela; Vasco Fernandes, Venâncio, Fábio Cardoso e Pedro Pinto; Costinha, Mikel e João Amaral; André Claro, Vasco Costa e Nuno Santos.

É um Sporting (2.º classificado) de pensamento único o que hoje entrará em campo frente ao Vitória de Setúbal (10.ª posição) no estádio de Alvalade.

Com vários dos habituais titulares poupados no jogo a meio da semana, para a Taça da Liga, Jorge Jesus devolveu à equipa, para este encontro, a sua tradicional matriz titular.

São vários os regressos promovidos pelo técnico e a vitória é o único resultado que interessará aos seus pupilos.

Com a primeira escorregadela da temporada dada pelo Benfica, ontem, na Madeira, frente ao Marítimo, os verde e brancos, antes de entrarem para a semana em que decidem a permanência na Europa e o dérbi de Lisboa, como assumiu Jesus, estarão “apertados” e com pouca margem para errar.

Rui Patrício, Zeegelaar, Ruben Semedo, Adrien Silva, William Carvalho, Gelson Martins e Bas Dost, que falharam o último encontro, devem regressar todos ao onze, com o leão a querer aproveitar a estatística para se aproximar ainda mais da liderança da Liga.

Nos 180 jogos já disputados entre as duas equipas, a formação de Jesus tem claro ascendente. Venceu por 101 vezes e empatou 41.

A jogar em casa, os verde e brancos têm um registo de 87 partidas disputadas e 68 vencidas, contabilizando-se ainda 16 empates.

Na antevisão deste encontro, José Couceiro lembrou que não prepara as suas equipas para empatar ou perder, pelo que também são de esperar dificuldades para a formação da casa.

“Nunca preparo uma equipa para empatar. Sabemos que temos potencial diferente do Sporting e não podemos contar com quatro jogadores, mas não preparo a equipa para o pontinho”, afirmou o técnico dos setubalenses.

“Ter tirado pontos aos nossos dois rivais é um aviso para nós. Estamos preparados para sermos apertados algumas vezes durante o jogo, mas também estamos preparados para introduzir toda a nossa qualidade”, disse, por seu lado, Jesus, prevendo eventuais dificuldades para o encontro.

Para já, resta esperar pelo apito inicial de Rui Costa, às 18h15, juiz que terá a seu cargo a condução desta partida.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório