Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

'Leões' são quem mais 'sofre' para chegar à seleção de Fernando Santos

Quatro dos 22 jogadores que se estrearam no 'reinado' do atual selecionador jogavam no Sporting, mas precisaram, em média, de mais de 105 jogos para o conseguirem.

'Leões' são quem mais 'sofre' para chegar à seleção de Fernando Santos
Notícias ao Minuto

08:30 - 30/09/16 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

Gelson Martins foi a principal nota de destaque na lista de convocados de Fernando Santos, anunciada esta quinta-feira, para o duplo compromisso internacional da seleção portuguesa, frente a Andorra e Ilhas Faroé, a contar para o apuramento para o Mundial de 2018.

O extremo de 21 anos precisou de 52 jogos pela equipa principal do Sporting para convencer o selecionador nacional do seu valor e engrossa, assim, a lista de ‘leões’ que tiveram de ‘penar’ para, por fim, chegarem à ‘equipa das quinas’.

As contas feitas pelo Desporto ao Minuto concluem que, pese embora a maioria dos jogadores até agora estreados em campo por Fernando Santos pertençam aos quadros do clube de Alvalade (quatro em 22), são aqueles que mais tarde acabam por chegar a esse patamar.

Adrien é o expoente máximo no que se toca a estreias tardias. Chegou à seleção com 25 anos, oito meses e três dias, e com um total de 185 jogos em competições primodivisionárias nacionais, taças e provas europeias: 132 pelo Sporting, 45 pela Académica e oito pelo Maccabi Haifa.

Cédric Soares e Paulo Oliveira também lá chegaram pouco depois dos 23 anos, o primeiro com um total de 94 jogos, e o segundo com 123, dos quais 73 de leão ao peito.

A exceção à regra vai para João Mário, que se estreou a 11 de outubro de 2014, com 21 anos, oito meses e 22 dias, e com 21 jogos disputados: cinco pelo Sporting e 16 pelo Vitória de Setúbal. Feitas as contas, em média, um jogador do Sporting precisa de 105,75 jogos para se estrear pela ‘equipa das quinas’.

No que ao FC Porto diz respeito, este número desce para os 32,5 jogos. Fernando Santos estreou, até agora, dois ‘dragões’. Rúben Neves foi convocado pela primeira vez com apenas 18 anos, oito meses e um dia, mas precisou de 46 jogos para lá chegar. Já André Silva, chamado aos 20 anos, nove meses e 26 dias, vestiu a camisola lusa com 19 partidas pela equipa principal dos ‘azuis e brancos’.

Finalmente, é no Benfica que se veem as mais jovens e mais ‘verdes’ estreias. Dos três jogadores ‘encarnados’ a que o selecionador nacional proporcionou a estreia, Renato Sanches, com 18 anos, sete meses e sete dias, foi o mais jovem, mas também aquele que mais precisou de ‘pedalar’: 25 jogos.

Gonçalo Guedes foi chamado com 18 anos, 11 meses e 16 dias, com uma ‘bagagem’ de 24 jogos, enquanto que Nélson Semedo, que se estreou a 11 de outubro de 2015, levava apenas nove jogos disputados, com 21 anos, dez meses e 25 dias. Feitas as contas, as 'águias' precisam de uma média de 19,3 jogos para se estrearem na equipa lusa.

Quanto aos jogadores que alinham fora dos três ‘grandes’, Bernardo Silva, com 20 anos, sete meses e 21 dias, foi o mais jovem a estrear-se, tendo precisado de um total de 37 jogos: 34 pelo Mónaco e três pelo Benfica. Já no que toca ao mais velho, o ‘título’ fica entregue a José Fonte, com 30 anos, dez meses e 27 dias.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório