"Benfica-Sporting e Sporting-FC Porto? Há jogos e depois há estes"

Esteve na arbitragem durante 20 anos, foi um dos mais renomeados árbitros portugueses e assegura que os piores momentos da carreira não estão relacionados com más decisões de arbitragem. Recordou, em entrevista ao Desporto ao Minuto, ainda a final da Taça de Portugal que dirigiu e os jogos entre os crónicos candidatos ao título como aqueles que mais o marcaram.

Notícia

© Global Imagens

Paulo Rocha
13/12/2015 08:00 ‧ 13/12/2015 por Paulo Rocha

Desporto

Pedro Henriques

Foi árbitro durante duas décadas anos e conhece os bastidores do futebol como ninguém. É esse o lado que Pedro Henriques quer agora dar a conhecer ao comum dos adeptos com o livro 'Árbitro de Bancada'. O comentador desportivo recordou, em entrevista ao Desporto ao Minuto, o pior momento da sua carreira e destacou os jogos em que sentiu maior orgulho de dirigir.

Qual é o momento/erro que recorda como o pior da sua carreira, aquele que ficou marcado na sua memória?

Os meus piores momentos não têm a ver com decisões de arbitragem. Tive muitas decisões boas e muitos erros, mas o pior momento está associado a uma questão pessoal. Foi quando o meu pai faleceu, a 1 de janeiro de 2008. O Vítor Pereira foi ao funeral e perguntou-me quando é que estaria disponível para regressar e eu disse-lhe que queria arbitrar o mais rápido possível. Foi um V. Setúbal-Sporting, para a Taça da Liga, o V. Setúbal ganhou 1-0. Esse jogo custou-me porque havia ali aquele misto de tristeza e vontade, porque o meu pai era um apaixonado por futebol. Portanto, de um lado estava a vontade de arbitrar e do outro a tristeza pela perda de uma pessoa com quem vivi toda a vida. Agora, a grande penalidade, o dirigente que diz menos bem de mim, isso passa-me ao lado. Na altura sentia, mas não guardo esses momentos na memória.

E o melhor?

Os melhores momentos estão associados a grandes jogos que fiz. Não posso deixar de salientar a final da Taça de Portugal. Ir ao Jamor é uma coisa especial. E depois os Benfica-Sporting, o FC Porto-Sporting… Há uns jogos e depois há estes e são coisas que nos marcam. São totalmente diferentes, os estados [de espírito], as pessoas, aquilo que se fala antes e depois. A intensidade daqueles jogos faz-nos perceber que é claramente um jogo importante. Fiz três Benfica-Sporting seguidos - 2005/06, 06/07 e 07/08, curiosamente todos eles no Estádio da Luz -, e esses jogos marcaram-me muito. Todos nós, quando somos pequenos, temos no nosso imaginário que Benfica, Sporting e FC Porto são os clubes referência do futebol.

E depois as saídas internacionais, embora não tenha sido internacional, com o Pedro Proença, com o Duarte Gomes. Esses jogos da Liga dos Campeões, da Liga Europa, a nível de seleções marcam muito, porque chegamos lá e vemos que é um mundo diferente.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

NAPA chegam à final da Eurovisão e celebraram com festejo... de Gyokeres

Eurovisão

NAPA chegam à final da Eurovisão e celebraram com festejo... de Gyokeres

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Rali de Portugal

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas