O FC Porto confirmou esta sexta-feira, através de um comunicado partilhado através das suas plataformas oficiais, a saída de Romário Baró para o Radomiak Radom.
O emblema azul e branco não confirma os valores que estão envolvidos na operação, mas adianta que o clube polaco comprou 60 por cento dos direitos desportivos do médio que é internacional pelas camadas jovens de Portugal.
"O FC Porto mantém 40% dos direitos económicos do atleta e declara que não terá encargos com serviços de intermediação", termina o comunicado do FC Porto.
Por seu turno, o Radomiak Radom, que é orientado pelo treinador português João Henriques, revelou que Romário Baró assinou um contrato válido por três temporadas, até junho de 2028.
O português envergará a camisola número seis na Polónia e será companheiro de equipa de velhos conhecidos do futebol português como o defesa centra brasileiro João Pedro, que passou pelo Rio Ave, Capita, ex-Estrela da Amadora, Depú, que esteve no Gil Vicente, Elves Baldé, recrutado ao Farense este verão, Maurides, que pertenceu ao Belenenses, e Vasco Lopes, que na época passada estava no AVS.
De recordar que Romário Baró esteve emprestado na passada temporada ao Basileia, da Suíça, onde foi considerado pela imprensa e pelos adeptos do clube como uma "desilusão", dados os números apresentados, com apenas um golo e nenhuma assistência ao cabo de 24 partidas disputadas. Apesar disso, conquistou o título de campeão da Suíça e ainda a Taça.
Baró, de 25 anos, chegou ao clube da cidade Invicta em 2014, sagrou-se campeão nacional e europeu de juniores em 2018/19 e estreou-se pela equipa principal em agosto de 2019.
Desde então participou em 51 jogos, incluindo quatro partidas pela Liga dos Campeões - uma delas frente ao Barcelona -, marcou dois golos e fez sete assistências. Conquistou um campeonato português, duas Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira com a camisola azul e branca.
Esta é a terceira saída que o FC Porto anunciou no decorrer dos últimos dias. Ainda esta sexta-feira, o conjunto azul e brancos confirmou o empréstimo do espanhol Iván Jaime para o CF Montreal, da Major League Soccer. Na semana passada, os portistas anunciaram a cedência de André Franco para os norte-americanos do Chicago Fire, também da MLS.
𝐑𝐨𝐦𝐚́𝐫𝐢𝐨 𝐁𝐚𝐫𝐨́ 𝐳𝐚𝐰𝐨𝐝𝐧𝐢𝐤𝐢𝐞𝐦 𝐑𝐚𝐝𝐨𝐦𝐢𝐚𝐤𝐚 𝐑𝐚𝐝𝐨𝐦!
— Radomiak Radom (@Radomiak_Radom) August 22, 2025
25-letni środkowy pomocnik związał się z Zielonymi umową obowiązującą do 30 czerwca 2028 roku.
Zawodnik rodem z Gwinei-Bissau w minionych sezonach reprezentował barwy FC Porto i FC Basel, z którymi… pic.twitter.com/xvokiWC6i5
Leia Também: Oficial: FC Porto empresta Iván Jaime ao CF Montréal