O FC Porto anunciou, esta sexta-feira, que chegou a acordo com o Club de Foot Montréal para a transferência de Iván Jaime a título de empréstimo. Em comunicado, os dragões revelam todos os detalhes do negócio celebrado com o clube do Canadá, que fica com opção de compra. No entanto, esta pode passar a obrigação de compra.
Na prática, o CF Montréal poderá comprar 80% do passe do jogador espanhol por cinco milhões de euros, se exercer a opção até a final do mês de janeiro. Depois desse prazo, a mesma sobe para 5,5 milhões de euros até ao final de maio de 2026.
Porém, esta cláusula pode passar para obrigação, de forma automática, caso Iván Jaime "efetue mais de 60% dos jogos durante o período do empréstimo".
Nota, ainda, para a taxa de empréstimo que o FC Porto recebe pela cedência do avançado espanhol. Os dragões encaixam, para já, 250 ml euros e pode receber o mesmo valor em bónus relacionados com o rendimento desportivo de Jaime no Canadá.
Do lado do CF Montréal, os responsáveis do clube revelam-se muito satisfeitos pela chegada de Iván Jaime.
"O perfil e as suas capacidade estão totalmente em linha com a nossa visão desportiva que queremos construir no nosso clube. O talento dele vai fazer a diferença e dar uma nova dimensão ao nosso último terço", afirmou Luca Saputo, diretor desportivo do emblema que milita na MLS, em declarações aos canais oficiais do CF Montréal.
Fora das contas de Farioli
A direção liderada por André Villas-Boas resolve, assim, mais um dossier que estava pendente. O jogador de 24 anos havia estado cedido ao Valencia na segunda metade da última temporada, tendo feito 10 jogos ao serviço da formação ché.
Este verão regressou ao FC Porto, mas por pouco tempo. Iván Jaime não convenceu Francesco Farioli, que o colocou no grupo de jogadores a transferir nesta janela de mercado.
Contratado no verão de 2023 ao Famalicão, por 10 milhões de euros, o avançado espanhol contabilizou cinco golos em 44 jogos ao serviço do FC Porto, num período de uma temporada e meia.
Aos 24 anos, Iván Jaime vai agora jogar no Canadá ao serviço do Montréal, que compete na MLS. Atualmente, o conjunto canadiano ocupa o 14.º lugar da Conferência Este.
Villas-Boas arruma a casa
Iván Jaime junta-se, assim, aos nomes de Gonçalo Borges, Otávio Ataíde, Danny Namaso e Romário Baró nos jogadores excedentários que o FC Porto já colocou neste verão. Também André Franco rumou à MLS para jogar no Chicago Fire.
Faltam, agora, resolver as situações de Marko Grujic, Vasco Sousa ou Deniz Gul, cujo espaço no plantel está amplamente reduzido e que estão na porta de saída até ao fecho de mercado.
[Notícia atualizada às 15h15]
Leia Também: FC Porto despacha 'proscrito'. André Franco terá ex-colega como rival