Está fechado mais um dossiê de um jogador que não entrava nas contas de Francesco Farioli. Sem espaço, Iván Jaime vai deixar o FC Porto neste mercado de transferências de verão e rumar aos norte-americanos do CF Montreal, emblema do Canadá que compete na Major League Soccer (MLS).
De acordo com as informações avançadas esta terça-feira pela imprensa desportiva nacional, o clube do Canadá, o criativo espanhol segue para o Canadá num acordo por empréstimo que é válido até 30 de junho de 2026.
Para garantir o concurso de Iván Jaime, que irá auferir um salário significativamente superior ao que recebe no FC Porto, o CF Montreal paga uma taxa de empréstimo correspondente a 250 mil euros, ficando com uma obrigação de compra de cinco milhões de euros se o espanhol fizer, em 60% dos jogos, um mínimo de 45 minutos.
Mas há outro pormenor no negócio. Caso o médio espanhol cumpra estes objetivos no período correspondente aos meses de fevereiro e maio do próximo ano, o montante global da operação sobe para 5,5 milhões de euros, ficando os canadianos com 80% do passe.
Há ainda duas parcelas que dizem respeito a objetivos. Por cada 10 jogos em que Iván Jaime participe por pelo menos 45 minutos, o FC Porto 50 mil euros até um máximo de 30 jogos (um total de 150 mil euros). Além disso, os dragões encaixam 50 mil euros por cada cinco golos e assistências, até um máximo de 10 (o que perfaz um total de 100 mil euros).
Contas feitas, se o espanhol atingir todos os objetivos, a transferência pode render até seis milhões de euros à SAD azul e branca.
Contratado ao Famalicão, em 2023/24, por 10 milhões de euros, o jogador, de 24 anos, teve sérias dificuldades para vingar de dragão ao peito, sobretudo com Sérgio Conceição no comando técnico.
Recorde-se que o português chegou a colocar o atleta a treinar à parte do plantel, pela sua falta de compromisso. No início da época passada, Vítor Bruno deu um voto de confiança a Ivan Jaime, decisivo na conquista [4-3, no prolongamento] da Supertaça Cândido de Oliveira, ante o Sporting.
Tudo fazia crer que o camisola 17 dos dragões ia agarrar um lugar na equipa, mas a oportunidade voltou a escapar-lhe entre as mãos, sendo cedido ao Valencia, da La Liga. Realizou apenas 10 jogos pelo conjunto 'che', que optou por não acionar o valor de compra.
Vai ser rival de antigo companheiro de equipa no FC Porto
Iván Jaime terá André Franco como rival na Major League Soccer. O médio foi colega de equipa do espanhol no FC Porto e este verão foi cedido ao Chicago Fire.
"O FC Porto e o Chicago Fire Football Club chegaram a acordo para a cedência, a título de empréstimo válido até 1 de janeiro de 2026, dos direitos de inscrição desportiva de André Franco. O acordo inclui uma opção de compra de 50% dos direitos económicos do atleta por 1,1 milhões de euros. O FC Porto deseja as maiores felicidades a André Franco nesta nova etapa da carreira", pode ler-se na nota emitida na página oficial dos dragões.
Leia Também: Oficial: FC Porto 'despacha' André Franco para os Estados Unidos