Famlía lamenta falecimento de Joaquim Oliveira devido a "pneumonia grave"

A família de Joaquim Oliveira lamentou hoje com "sentido pesar", em comunicado, a morte do empresário, anunciando que aconteceu em consequência de uma "pneumonia grave".

Joaquim Oliveira

© Liga Portugal

Lusa
16/08/2025 15:02 ‧ há 1 hora por Lusa

Desporto

Óbito

"Nascido em Penafiel, em 1947, Joaquim Oliveira construiu uma carreira marcada pelo empreendedorismo e pela dedicação ao desenvolvimento do desporto em Portugal, com destaque particular para o futebol", diz o comunicado.

 

A família recorda ainda que, "em 1984, fundou a Olivedesportos, empresa pioneira na comercialização de direitos televisivos, publicidade e marketing desportivo, e foi protagonista central na modernização da comunicação desportiva no país".

"Dez anos depois, adquiriu o diário desportivo O Jogo, e em 1998, lançou a Sport TV -- o primeiro canal inteiramente dedicado ao desporto em Portugal --, projeto de referência que muito o orgulhava e que transformou a forma como o futebol e o desporto passaram a ser vistos em Portugal", acrescenta.

De acordo com a família, o contributo de Joaquim Oliveira "para o futebol português é amplamente elogiado, por ter contribuído para a sustentabilidade de instituições, clubes e competições".

"O reconhecimento público desse legado foi materializado em diversas homenagens e distinções, das quais se destacam o Prémio Prestígio, entregue pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (2019), e diversos galardões atribuídos pelos mais prestigiados clubes portugueses", pode ainda ler-se no comunicado.

Num comunicado assinado pela mulher, os filhos e os netos, é ainda salientado "o papel que teve ao serviço do desporto português e do setor dos media, nomeadamente quando ajudou a preservar títulos jornalísticos de grande relevância nacional -- como o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias --, além do contributo para a cidade onde nasceu", o que motivou "a atribuição do título de Cidadão Honorário do concelho de Penafiel (2014)".

"Para lá dos negócios, Joaquim Oliveira foi, sobretudo, um homem de família e amigos. Avô muito orgulhoso dos seus 10 netos, a sua maior alegria e motivação nos últimos anos, encontrava sempre tempo para as coisas que o faziam feliz, com especial carinho pelo golfe, desporto que praticou ativamente durante décadas e até há poucas semanas", acrescenta.

Morreu Joaquim Oliveira. Empresário português tinha 78 anos

Morreu Joaquim Oliveira. Empresário português tinha 78 anos

Pedro Proença, presidente da FPF, lamenta o óbito daquela que considera ser "uma figura importantíssima na promoção e desenvolvimento do futebol português, que fica inegavelmente mais pobre com a sua partida".

Carlos Pereira Fernandes | 12:15 - 16/08/2025

A finalizar, a mulher e os filhos "agradecem, com profunda gratidão, a todos os amigos e parceiros que o acompanharam em cada etapa da sua vida, pois esse apoio e amizade sempre foram o mais importante para ele".

"Em honra do seu legado, agradece-se toda a compreensão e respeito pela privacidade neste momento de luto", finaliza o comunicado da família de Joaquim Oliveira.

O empresário Joaquim Oliveira, presidente do Conselho de Administração da Olivedesportos e da Sport TV, morreu hoje aos 78 anos, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

"Joaquim Oliveira, figura importante e marcante do futebol português, faleceu, este sábado, aos 78 anos", escreveu a FPF no seu sítio oficial, lembrando que o empresário se notabilizou "nos negócios na área dos direitos televisivos, publicidade e marketing no desporto, especialmente no futebol, onde foi pioneiro em vários setores".

Na atualidade, Joaquim Oliveira, irmão do ex-selecionador nacional e internacional português António Oliveira, era presidente do Conselho de Administração da Olivedesportos e da Sport TV, que fundou.

Leia Também: Liga decreta minuto de silêncio nos jogos por morte de Joaquim Oliveira

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Semenyo agradece ao Liverpool após caso de racismo: "A única língua..."

Premier League

Semenyo agradece ao Liverpool após caso de racismo: "A única língua..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting13
2FC Porto13
3Famalicão13
4Sp. Braga13
5Arouca13
6Gil Vicente13
7Moreirense13
8Casa Pia23
9Estoril11
10Estrela11
11Benfica00
12Rio Ave00
13Alverca10
14C.D. Nacional10
15Santa Clara10
16Tondela10
17Vitória SC10
18AVS20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Koenigsegg Jesko Absolut atinge novo recorde de velocidade

Koenigsegg

Koenigsegg Jesko Absolut atinge novo recorde de velocidade

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas