O Benfica B não foi, ao final da manhã deste domingo, capaz de ir além de um empate a uma bola, no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, onde mediu forças com o Desportivo de Chaves, em encontro a contar para a jornada inaugural da nova temporada da II Liga.
Uma partida que começou, ainda assim, da melhor maneira possível para a equipa orientada por Nélson Veríssimo, que, logo ao sétimo minuto, viu Gonçalo Moreira fazer o gosto ao pé, na sequência de uma grande penalidade assinalada por Fábio Melo, árbitro da Associação de Futebol do Porto, por mão na bola de Carraça.
A resposta por parte dos homens da casa acabaria por demorar apenas... 13 minutos. Lançado na profundidade por Tiago Almeida, Reinaldo isolou-se na 'cara' de Diogo Ferreira e colocou a bola no fundo da baliza adversária, selando, assim, o apito final.
Num dos últimos lances antes do apito para o intervalo, o VAR ainda entrou em ação, para alertar o juiz principal para um possível novo penálti a favor dos encarnados. No entanto, após analisar as imagens, concluiu-se que Bruno Rodrigues tinha o braço 'colado' ao tronco, pelo que não houve lugar a 'castigo máximo'.
O segundo tempo ficou marcado por um jogo mais físico e sem tantas oportunidades, o que se refletiu, de resto, no facto de Pedro Pelágio, Francisco Silva, Zach Muscat, João Fonseca e Rúben Pina terem precisado de ser assistidos pelas respetivas equipas médicas, no relvado. Golos, esses, nem vê-los.
Desportivo de Chaves e Benfica B protagonizam, desta maneira, aquele que é o primeiro empate da edição de 2025/26 do segundo escalão do futebol português, pelo que levam, cada um, um ponto, que os deixa, provisoriamente, na quarta posição da tabela.
Na próxima ronda, o Desportivo de Chaves irá deslocar-se a Santa Maria da Feira para medir forças com o Lusitânia de Lourosa, pelas 15h30 (hora de Portugal Continental) do próximo sábado. Já o Benfica B, irá receber o Leixões, no Seixal, às 18h00 de domingo, no duelo que dará o fim de semana por encerrado.
Vizela, Portimonense e Sporting B no topo
Neste momento, a liderança da II Liga é partilhada por Vizela, Portimonense e Sporting B, que, na véspera, levaram de vencida Paços de Ferreira (por 1-2), Torreense (por 0-1) e Penafiel (2-1), nas respetivas partidas em que estiveram envolvidos. Estas três últimas equipas, claro está, moram no fundo da tabela, com a contagem ainda a 'zeros'.
Ainda este domingo, haverá lugar a um Marítimo-Lusitânia de Lourosa (às 14h00), um Leixões-Felgueiras (às 15h30), um União de Leiria-Académico de Viseu e um FC Porto B-Feirense (ambos às 18h00), como parte do calendário da primeira jornada.
O 'pano' irá cair sobre a ronda inaugural da competição apenas na segunda-feira, pelas 18h00, quando a Oliveirense receber o Farense, em 'casa' emprestada pelo Vizela, visto que o novo relvado do Estádio Carlos Osório ainda não está em condições para receber jogos.
Leia Também: Sporting B estreia-se na II Liga com vitória 'ao cair do pano'