O verdadeiro conto de fadas. Santi Cazorla guia Real Oviedo à La Liga

Veterano médio espanhol, de 40 anos, importante no regresso do clube ao principal escalão do futebol espanhol, 24 anos depois. Vitória sobre o Mirandés lançou a festa no relvado e nas Astúrias.

OVIEDO, SPAIN - JUNE 21: Santi Cazorla of Real Oviedo over the pitch celebrating their team's victory and promotion to LaLiga EA Sports after the LaLiga Hypermotion Play Off FInal 2nd Leg match between Real Oviedo and CD Mirandes at Carlos Tartiere on Jun

© Getty Images

Luis Júnior
22/06/2025 00:00 ‧ há 4 semanas por Luis Júnior

Desporto

La Liga

Santi Cazorla realizou, este sábado, o seu conto de fadas. O médio espanhol, de 40 anos, viu o 'seu' Real Oviedo assegurar o regresso à La Liga, 24 anos depois. A vitória caseira, por 3-1, sobre o Mirandés, na segunda mão da final do playoff de promoção, lançou a festa na cidade das Astúrias.

 

A partida foi apenas resolvida no prolongamento. Ao minuto 16, Joaquín Panichelli colocou o Mirandés em vantagem no encontro e ainda mais na eliminatória (2-0). Perto do intervalo, apareceu Santi Cazorla, que cobrou com sucesso uma grande penalidade. Na segunda parte, Ilyas Chaira, aos 52’, fez o 2-1 e deixou tudo igual na eliminatória. Já no prolongamento, aos 103', Francisco Portillo completou a reviravolta e vestiu a capa de herói.

O Real Oviedo junta-se ao campeão Levante, do agora leão Giorgi Kochorashvili, e ao Elche nas equipas promovidas provenientes da II Liga espanhola.

Amor pelo clube falou mais alto do que o dinheiro

Santi Cazorla tem uma carreira que fala por si, com destaque para o bicampeonato europeu de seleções alcançado ao serviço da Espanha entre 2008 e 2012. O talentoso ambidestro fez parte da geração dourada do futebol espanhol, sobretudo no meio-campo, em que atuavam nomes como Xavi, Andrés Iniesta, Busquets, Xabi Alonso, David Silva, entre outros.

A nível de clubes, passou pelo Villarreal, Málaga e Arsenal. Seguiu-se uma aventura pelo Médio Oriente, nomeadamente pelo Qatar ao lado de Xavi no Al-Saad. Depois de angariar alguns petrodólares, Santi Cazorla resolveu regressar ao país natal em 2023/24 e onde tudo começou: o Real Oviedo.

"Eu jogaria de graça, mas não é permitido. Eles fizeram uma boa oferta. A minha mulher disse: ‘Não, tu não vais para Oviedo para ganhar, vais para casa para aproveitar, para ajudar. Liguei  ao meu agente: ‘Não quero dinheiro'. Falei para o presidente: salário mínimo, 10% da venda de camisolas para as categorias de base", contou o craque em entrevista ao The Guardian. Ajudou à equipa do coração a chegar à final do playoff de promoção, mas o Espanyol foi mais forte. O jogador renovou por mais uma temporada e a felicidade veio.

Em 2024/25, apontou cinco golos e cinco assistências em 35 partidas, num total de 2110 minutos de utilização. O Real Oviedo voltou a estar presente no playoff de promoção e Santi Cazorla foi decisivo na meia-final, com um golaço na sequência de um livre direto ante o Almeria, dos portuguses Luís Maximiano (ex-Sporting) e Gui Guedes (ex-FC Porto). 

Será que Santi Cazorla fica entre a elite do futebol espanhol?

Aos 40 anos, Santi Cazorla irá ter que tomar uma decisão sobre o seu futuro, que passa por competir na La Liga em 2025/26. A experiência do médio será vital para um conjunto, que não está habituado a competir com as equipas mais fortes do futebol espanhol. O objetivo da permanência será a meta alcançar, mas antes disso há que aproveitar o momento e o Real Oviedo está em festa 24 anos depois.

Leia Também: Desilusão patente nos jogadores portugueses na despedida do Euro sub-21

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jorge Jesus trocou Al Hilal por Al Nassr e Cristiano Ronaldo já reagiu

Arábia Saudita

Jorge Jesus trocou Al Hilal por Al Nassr e Cristiano Ronaldo já reagiu

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Chevrolet Vega, o carro desenterrado da maior cápsula do tempo

Carros clássicos

Chevrolet Vega, o carro desenterrado da maior cápsula do tempo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas