Powered bySolverde
Disclaimer

"Temo que estes 6 meses de Anselmi no FC Porto sejam para deitar ao lixo"

José Fernando Rio, antigo candidato à presidência do FC Porto, falou em exclusivo ao Desporto ao Minuto para fazer o balanço da campanha no Mundial de Clubes e aproveitou para avaliar os primeiros seis meses de Martín Anselmi ao leme dos dragões.

EAST RUTHERFORD, NEW JERSEY - JUNE 15: Martin Anselmi Head coach of FC Porto looks on prior to kick off in the FIFA Club World Cup 2025 group A match between SE Palmeiras and FC Porto at MetLife Stadium on June 15, 2025 in East Rutherford, New Jersey. (Ph

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
21/06/2025 06:47 ‧ há 3 horas por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

Exclusivo

A derrota do FC Porto frente ao Inter Miami, esta quinta-feira, por 2-1, colocou muitas questões à volta da continuidade de Martín Anselmi no comando técnico dos azuis e brancos, uma vez que a indignação com os resultados e com as exibições dos dragões têm causado algum incómodo aos adeptos portistas. 

 

José Fernando Rio, antigo candidato à presidência do FC Porto, falou em exclusivo ao Desporto ao Minuto para fazer o balanço da campanha do Mundial de Clubes e aproveitou para avaliar os primeiros seis meses do treinador argentino no leme dos dragões.

As contas do apuramento para a fase a eliminar colocam os dragões numa posição muito complicada no grupo A, uma vez que já não dependem apenas de si mesmos para seguir em frente na competição intercontinental.

O FC Porto necessita de vencer o Al Ahly na última jornada da fase de grupos e esperar que o Inter Miami vença o Palmeiras. No entanto, há um pormenor que erradica desde já o apuramento dos azuis e brancos. Caso Inter Miami e Palmeiras decidam empatar o encontro entre as duas equipas significa que ambas seguirão em frente e que nem uma goleada salvaria o conjunto de Martín Anselmi.

FC Porto agarra-se à calculadora. As contas para conseguir o apuramento

FC Porto agarra-se à calculadora. As contas para conseguir o apuramento

Derrota com o Inter Miami complicou muito a vida dos dragões no Campeonato do Mundo de Clubes. Segue-se o duelo com o Al Ahly que é decisivo, mas também o Palmeiras-Inter Miami.

Rodrigo Querido | 23:17 - 19/06/2025

"Acho que o apuramento fica quase impossível de acontecer. Empatar com o Palmeiras e depois esta derrota que diria quase humilhante frente ao Inter Miami deixam o FC Porto com pelo menos um pé e meio fora do Mundial de Clubes", começou por analisar.

'Linha' de Anselmi pode estar quase a chegar ao fim

"Este Mundial de Clubes pode ser o fim da linha para Martín Anselmi. Até agora, dei o benefício da dúvida. Esta competição era uma hipótese de recomeço, mas Anselmi falhou com um estrondo nestes dois jogos e, portanto, eu vejo muito difícil a continuidade no FC Porto após este Mundial", afirmou.

Prestação portuguesa no Mundial de Clubes é motivo de chacota no Brasil

Prestação portuguesa no Mundial de Clubes é motivo de chacota no Brasil

Derrota do FC Porto frente ao Inter Miami (1-2) despertou novos 'ataques' ao futebol europeu, com especial foco nos clubes portugueses. Dragões entram na história pelos piores motivos à custa de Lionel Messi.

Notícias ao Minuto | 10:31 - 20/06/2025

"A equipa não melhorou com o Martín Anselmi. A ideia de jogo não se percebe ou não foi implementada. Não há intensidade, não há fio de jogo, não há nada. Falta tudo, falta FC Porto. Por isso, acho muito difícil que Anselmi tenha a capacidade de dar a volta por cima a esta situação", acrescentou.

José Fernando Rio já se tinha pronunciado, em exclusivo ao Desporto ao Minuto, sobre a prestação do treinador do FC Porto, referindo inclusivamente que esperava que Martín Anselmi não fosse uma perda de tempo. Meses depois, acredita que o tempo para o novo treinador pode ter chegado ao fim.

"Villas-Boas tem responsabilidade e não pode sacudir a água do capote"

Em declarações ao Desporto ao Minuto, José Fernando Rio, ex-candidato à presidência do FC Porto, que apoiou Pinto da Costa nas últimas eleições, reagiu ao encontro da 28.ª jornada, atribuindo culpas a André Villas-Boas.

Davide Rodrigues Araújo | 06:53 - 08/04/2025

"A verdade é que dei o benefício da dúvida ao treinador do FC Porto e ainda lhe dei essa hipótese de fazer o Mundial de Clubes e de consertar a imagem e o jogo do FC Porto. No entanto, neste momento temo que estes seis meses de Martín Anselmi, assim como os seis meses de Vítor Bruno, sejam para deitar ao lixo e isso é um prejuízo enorme para o FC Porto a nível desportivo. É uma responsabilidade enorme para quem escolheu estes dois treinadores e neste momento estão numa situação muito difícil", atirou o antigo candidato à presidência do FC Porto.

"Acredito que essa análise deverá ser feita após a participação do FC Porto no Campeonato do Mundo de Clubes e se acontecer aquilo que eu acho que vai acontecer, acho que Martín Anselmi não tem condições para iniciar a próxima temporada", cimentou o portista.

Gabri Veiga e áreas a reforçar no plantel

A chegada de Gabri Veiga ao plantel do FC Porto esta temporada foi vista como uma lufada de ar fresco pelos adeptos do clube. No entanto, com um período de adaptação normal por parte do jogador, teme-se que possa não ser suficiente para revolucionar o miolo do sistema tático dos dragões. O antigo candidato à presidência do FC Porto pede mais jogadores desta qualidade e uma revolução no plantel.

"A contratação de Gabri Veiga é um sinal mais porque de facto é um jogador com qualidade, ainda jovem e com um futuro muito grande à sua frente, portanto pode haver retorno desportivo e retorno financeiro para o FC Porto. Agora estes dois jogos no Mundial de Clubes, uma parte com o Palmeiras, outra parte com o Inter Miami, não deu para avaliar o jogador, mas não é culpa dele. Eu até espero que cheguem mais jogadores da qualidade deste Gabri Veiga porque é a única hipótese que o FC Porto tem de, na próxima temporada, não fazer a figura triste que fez esta época. Que venham mais 'Gabri Veigas'", reiterou antes de enumerar as posições mais urgentes a reforçar.

"Infelizmente, acho que é preciso reforçar todos os setores, porque quando os nossos centrais são um veterano de 37 anos e um jogador que o ano passado militava na equipa B como é o Zé Pedro, está tudo dito. Os defesas centrais precisam de ser reforçados, o meio-campo precisa de reforço, o ataque não pode depender só do futebol do Samu. Tem de haver extremos que deem outras garantias, que criem desequilíbrios e que até marquem golos e assistam os avançados. Vai ter de ser feito um trabalho de recuperação enorme da qualidade do plantel", concluiu José Fernando Rio.

Leia Também: Magia de Messi e companhia complica vida do FC Porto no Mundial de Clubes

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jorge Jesus regressa às origens e faz o que não tinha feito na Reboleira

Redes Sociais

Jorge Jesus regressa às origens e faz o que não tinha feito na Reboleira

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Maserati em dificuldades. Poderá a Stellantis vender a marca?

STELLANTIS

Maserati em dificuldades. Poderá a Stellantis vender a marca?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas