Capitão do Tondela diz que regresso à I Liga é sensação de dever cumprido

Ricardo Alves considera que o clube "é de primeira e continuará a ser" no futuro.

Notícia

© Getty Images

Lusa
19/05/2025 22:19 ‧ há 5 horas por Lusa

Desporto

I Liga

O capitão do Tondela, Ricardo Alves, disse hoje que o regresso à I Liga de futebol é a sensação de "dever cumprido", porque o clube "é de primeira e continuará a ser" no futuro.

 

"Desde a descida que, em Tondela, sonhávamos muito com este momento. Estamos todos muito felizes por, três anos depois, o clube ter voltado à I Liga. Estamos muito felizes", realçou Ricardo Alves.

O capitão falava aos jornalistas no final da cerimónia de homenagem no Município de Tondela, no distrito de Viseu, ao clube que se sagrou campeão da II Liga na sexta-feira, depois de vencer por 2-0 na deslocação ao reduto da União de Leiria.

Ricardo Alves, que veste de verde e amarelo desde a época 2018/19 e sentiu o "murro no estômago" em 2022 com a descida do Tondela para a II Liga, assumiu hoje que o regresso ao escalão superior do futebol é a "sensação de dever cumprido".

No interior do salão nobre dos Paços do Concelho, tomou a palavra para afirmar que "o Tondela é de primeira e continuará a ser" com ou sem Ricardo Alves, uma vez que depois disse aos jornalistas que o contrato expira agora e ainda nada está decidido.

Como o momento alto da época apontou "o último golo do Roberto, porque foi o carimbar" do título, depois de ele ter "passado por muito este ano e, por isso, o sentimento ainda foi maior".

"Estávamos todos desejosos que ele voltasse aos golos", depois de Roberto ter marcado 10 golos na época e ter estado mais do que uma vez na liderança dos marcadores da II Liga.

À agência Lusa, Roberto mostrou-se "muito feliz" com a época realizada, apesar do ano "muito difícil e de emoções fortes", disse ter cumprido "o objetivo de ser dos melhores" marcadores, assim como "o de subir à I Liga", que era um objetivo "desde o primeiro dia".

Quanto ao futuro, soltou um "logo se vê", já que o contrato expira agora.

Numa cerimónia em que "o orgulho por Tondela e pelo Tondela" foi das expressões mais usadas, também a "raça beirã" esteve em foco, quer no discurso da presidente do Município, Carla Borges, quer no presidente do clube, Gilberto Coimbra.

A dirigir os destinos do clube há 24 anos, Gilberto Coimbra tomou a palavra por meia hora para contar que "é muito difícil fazer tanto com tão pouco" e reforçou que não quer deixar o clube "sem a academia estar concluída".

Gilberto Coimbra não poupou agradecimentos a "todos os que fazem acontecer" e desejou que "existisse uma universidade perto, porque os meninos dos sub-19 vão todos embora para irem estudar".

"Se aqui houvesse uma universidade seria muito mais fácil manter os atletas no Tondela. E também por isso quero muito ter o escalão sub-23 para não os perder, porque assim é mais fácil para fazer a ligação à equipa principal", desejou.

Este ano, o Tondela fez subir aos nacionais o escalão sub-14 e tem no nacional os sub-15, sub-17 e sub-19, o que para o Município de Tondela, é motivo de "muito orgulho", porque o clube "está associado à cidade, ao concelho, ao distrito e a toda a região".

Bebeto, que regressou ao Município de Tondela, como Ricardo Alves, depois de ter lá estado pelo feito inédito de levar o clube a uma final da Taça de Portugal, no Jamor, em 2022, disse à agência Lusa que "hoje foi bem diferente", até porque nesse ano desceram de escalão.

"Estamos muito felizes. O objetivo era colocar o Tondela na primeira e conseguimos. Naquela altura, foi muito difícil a descida, mas, três anos depois, estarmos aqui pela subida e por sermos campeões é motivo de muita alegria", assumiu o defesa brasileiro, admitindo que "gostava de continuar" no clube beirão, mas que é algo que não depende só de si.

Leia Também: Luís Pinto mantém-se no Tondela e estreia-se na I Liga

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Quaresma enalteceu bicampeonato do Sporting e pormenor saltou à vista

I Liga

Quaresma enalteceu bicampeonato do Sporting e pormenor saltou à vista

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

E depois da queda? O programa de Miguel Oliveira no GP do Reino Unido

MotoGP

E depois da queda? O programa de Miguel Oliveira no GP do Reino Unido

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas