"Ser discreto nos negócios não tem de ser um obstáculo à transparência"

Presidente do FC Porto falou do lançamento do Portal da Transparência.

Notícia

© FC Porto

Notícias ao Minuto
10/10/2024 18:36 ‧ 10/10/2024 por Notícias ao Minuto

Desporto

André Villas-Boas

André Villas-Boas concedeu, esta quinta-feira, uma entrevista ao jornal dinamarquês Tipsbladet, a propósito do lançamento do Portal da Transparência, projeto lançado no passado mês pelo clube azul e branco.

 

"As reacções que recebemos são muito boas. Isto também se aplica aos adeptos, e reparámos que os adeptos de outros clubes estão agora a pressionar os seus clubes para que sigam na mesma direção. Em relação às instituições do futebol e às autoridades executivas, também ouvimos um grande apoio às medidas que tomámos. E o apoio que recebemos publicamente da UEFA é crucial. Fala-se muito de transparência e integridade, mas poucas medidas concretas foram tomadas. E o que aconteceu em termos de regras mais rigorosas foi conseguido após negociações lentas e laboriosas", começou por dizer o presidente do FC Porto.

"Somos pioneiros porque somos um grande e importante ator enquanto clube, mas de um país periférico que assumiu a liderança de uma forma muito concreta e sem hesitações. Estamos na vanguarda da mudança e queremos estar no centro de um debate crítico e positivo sobre o futuro do nosso sector. Os media também reconheceram a nossa ousadia. E estão a mostrar o nosso exemplo em todo o mundo, como vocês estão a fazer agora", frisou ainda o dirigente portista.

"Ser discreto nos negócios não tem de ser um obstáculo à transparência. Não tivemos qualquer reação negativa. Desde o primeiro dia, assumimos que atuaríamos de forma transparente. Vamos reforçar a nossa reputação junto de todos os intervenientes que se preocupam com o clube. A nossa filosofia de gestão, juntamente com os resultados e os títulos das nossas equipas, dar-nos-á uma marca forte e um lugar como um dos clubes de elite a nível mundial", vincou Villas-Boas.

"Como todos os sectores, o futebol profissional tem tudo a ganhar com a transparência. É possível estabelecê-la à força através da legislação, mas se ela vier de dentro para fora, de forma natural, os resultados virão mais depressa. Os agentes do sector compreendem que não têm nada a ganhar com a associação a alguns dos fenómenos mais obscuros que, por vezes, infectam o futebol de forma muito grave. Ver o futebol associado ao branqueamento de capitais e ao tráfico de seres humanos é grave. É uma preocupação mundial", finalizou.

Leia Também: Villas-Boas novamente 'atacado' após assobios no FC Porto: "Abuso lesivo"

Leia Também: André Villas-Boas volta a ser contestado: "Ditador e mentiroso"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Renato Sanches, a recuperar de lesão, com saudades da viagem a Cabo Verde

Benfica

Renato Sanches, a recuperar de lesão, com saudades da viagem a Cabo Verde

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Segurança

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas